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Ter o próprio negócio exige persistência, esforço e muita criatividade. Nem sempre é fácil ser comerciante. Mesmo podendo trabalhar com autonomia, são impostos, contas, compras, reposições e controle de estoque, pagamento de funcionários, precificação, divulgação e uma série de outras atividades que ocupam dias, noites, fins de semana e até feriados, tudo com o objetivo de ver o tão sonhado negócio frutificar e crescer. É dono de um pequeno comércio e conhece todos esses desafios? Veja 10 dicas para você fazer o seu comércio crescer:
Conheça seu cliente
Um dos principais pontos para quem quer fazer um comércio prosperar é conhecer profundamente sua clientela. Essa é a porta para o sucesso. Mas não pense que basta saber apenas as preferências do seu público-alvo. Você deve conhecer a quantidade de pessoas que podem se interessar por suas mercadorias, entender melhor seus hábitos, rotina, comportamentos. Assim, você consegue personalizar seu produto ou serviço, conquistando e fidelizando seus clientes. Com isso, também é possível surpreendê-lo com novidades – por isso é essencial estar sempre bem antenado nas tendências – e ainda atrair um público ainda maior.
Crie oportunidades
Outro ponto importantíssimo para quem quer sobreviver no meio de vários concorrentes e, acima de tudo, destacar-se é correr atrás de vendas. Não espere que nada caia do céu. Sabe aquele horário em que há uma queda no movimento? Ele é essencial para arregaçar as mangas e colocar toda a equipe para trabalhar trazendo os clientes para a sua loja. Use o telefone, email e até WhatsApp para tentar convidar o cliente para ir até a loja conhecer o que tem de novo ou ainda aproveitar uma promoção.
Esteja alinhado com sua equipe
Como você viu na dica anterior, a equipe é fundamental para fazer os negócios girarem. Mas para isso, todos precisam estar em sintonia. Não é preciso mais que meia hora para colocar todos na mesma página, destacando metas, falando sobre os feedbacks de clientes e sentindo problemas que podem estar atrapalhando no desenvolvimento do trabalho. São os vendedores que estão mais próximos do seu público, por isso é essencial absorver deles as informações que podem ajudar o seu negócio. Nessa hora também é importante deixar todos por dentro do que é mais importante e fazer treinamentos sobre novos produtos, por exemplo. Uma equipe preparada é uma equipe pronta para ter um excelente desempenho diante dos clientes. Saber com propriedade quando está falando sobre algo traz segurança e aumenta as chances de convencer o cliente de que algo é realmente bom. Pode ter certeza que assim você terá a oportunidade de passar uma mensagem para o público: mais que um produto, sua empresa está vendendo um bom atendimento.
Organize suas finanças
Pode parecer óbvio, mas a organização financeira é um dos principais fatores para o seu negócio ter sucesso. Estando ou não no vermelho, o controle total do fluxo de caixa é primordial para que seu negócio consiga crescer. Anote tudo: saídas, entradas e inclusive previsões futuras. Para isso, comece uma planilha simples e, quando puder, invista em um software de gestão para facilitar o processo. Só tendo uma noção real da situação financeira da sua empresa é possível programar um crescimento saudável do seu comércio.
Compre bem e venda ainda melhor
Para o seu negócio conseguir prosperar, você precisa comprar bem. Isso quer dizer que você deve ter bons fornecedores, negociar muito para conseguir descontos e, claro, adquirir produtos de qualidade que supram as necessidades dos seus clientes. Mas lembre-se: não basta abarrotar as prateleiras de mercadoria. Você precisa ter controle e planejamento para adquirir o que precisa conforme a necessidade. Sem uma estratégia bem definida, você pode acabar perdendo aquilo que passar da validade, por exemplo, ou ainda ter que oferecer a preço muito mais baixo aquilo que já está parado há algum tempo, o que acaba tirando todo seu lucro.
O mundo digital é essencial
Você certamente usa o seu computador ou celular para pesquisar produtos, fazer compras, contratar serviços, pagar contas, ficar por dentro das novidades e se conectar com amigos e familiares, não é mesmo? Então, mesmo que o seu negócio ainda não esteja no universo digital, pelo menos você já sabe a força dessa presença! Seus consumidores, assim como você, também estão on-line. E outros vários futuros clientes também. Não deixe sua empresa passar em branco. Hoje isso é mais que um diferencial, passou a ser essencial. Que tal começar pelas redes sociais? Use-as para divulgar novidades, convidar para promoções e lançamentos e ainda se relacionar com seus clientes. Quando possível, vá mais longe: venda pela internet. Isso pode ser um pouco mais complicado e provavelmente você precisará de ajuda especializada, mas é um passo grande e importante para a expansão do seu negócio.
Como crescer?
Quando se fala em expansão, muitas pessoas acham que é necessário aumentar o número de pontos de venda físicos, mas na verdade não é bem assim. O crescimento pode ser feito de várias formas: aumentar os canais de atendimento, ter um e-commerce, participar de licitações, criar a opção de vendas para pessoa física e jurídica, atendimento para clientes especiais, etc. Ou seja, expandir é aumentar as formas de conseguir lucro com o seu negócio.
Acompanhe a concorrência
Um empreendedor que quer crescer deve estar sempre de olho em tudo o que acontece ao seu redor. Fique sempre atento a tudo: mercado, concorrência direta e indireta, seus próprios clientes e pessoas que podem ser clientes em potencial. Saber o que está acontecendo no seu ramo de negócio pode ajudar você a encontrar oportunidades e definir as próximas ações.
Vá pelo caminho certo
Diversas pessoas optam pela informalidade para fugir dos impostos. Apesar de poder parecer tentador à primeira vista, saiba que seu negócio ficará impedido de expandir se você optar por esse caminho que não é correto. Emitir nota fiscal, criar conta bancária como pessoa jurídica (essencial para separar as finanças pessoais e da empresa), obter máquina de cartão de crédito e muitas outras coisas importantes para uma empresa ficarão comprometidas com a falta de um CNPJ. Então, o ideal para conseguir crescer é passar longe da informalidade.
Tenha persistência
É difícil que alguma empresa comece e no outro dia já esteja fazendo sucesso. Tudo é resultado de trabalho duro somado a todas as outras dicas que já demos por aqui. Dê o seu máximo, busque sempre melhorar e, se achar que o seu negócio não está indo pelo rumo correto, procure ajuda especializada, como uma consultoria. Não desista no primeiro desafio. Uma empresa de sucesso é como um muro que é construído todos os dias, tijolo por tijolo, até chegar ao objetivo.