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Empreendedores têm inúmeras responsabilidades. Por uma questão de eficiência, é preciso delegar algumas delas. Terceirizar funções é econômico e faz sentido para uma série de tarefas, como as administrativas ou relacionadas a marketing. Contudo, terceirizar totalmente a responsabilidade financeira da sua empresa não é recomendável e pode ter consequências catastróficas para o seu negócio.
Isso não significa você não pode ter um contador para aconselhá-lo e preencher sua declaração de imposto de renda. Mas o sinal vermelho deve acender caso você esteja contando com terceiros para lhe dizer qual é a situação financeira da sua empresa.
Em um artigo publicado no portal Inc, a especialista em finanças empresariais Melissa Houston elaborou uma lista com três motivos pelos quais o proprietário deve ter total ciência da saúde financeira do negócio. Veja abaixo.
1. Ninguém conhece o seu negócio tão bem quanto você
Não deixe que outras pessoas tomem as decisões essenciais para a sua empresa. Conselhos e opiniões são bem-vindos, mas o proprietário é o tomador de decisões e quem melhor conhece o negócio. Portanto, ele precisa ser responsável e compreendê-las inteiramente – o que significa ter clareza quanto aos motivos que o levaram a elas. Conhecer os números que norteiam o seu negócio, segundo Houston, pode colocá-lo à frente da concorrência.
2. Decisões devem ser embasadas em números
Você toma decisões mais inteligentes quando sabe como elas afetam os resultados financeiros – e todas as escolhas feitas para sua empresa os afetam, direta ou indiretamente.
Quando compreendemos os números, segundo Houston, temos uma imagem mais clara de como o lucro está sendo impactado pela decisão. "Alguns donos de empresas gostam de se gabar de suas altas receitas, mas esses números não querem dizer nada se não houver lucro vinculado a eles", escreve Houston.
3. Você tem – ou deveria ter – mais controle
Embora terceirizar funções seja uma boa ideia, você deve sempre proteger sua conta bancária, seus ativos e as informações internas da empresa. Também deve se certificar mensalmente de que os números estão corretos e de que não há nenhuma informação faltando.
Segundo Houston, pequenas empresas precisam de controles financeiros e processos tão rigorosos quanto grandes empresas para garantir a administração adequada do dinheiro. A ausência deles coloca o negócio sob o risco de fraude e até a falta de fluxo de caixa.