
02/07/2025
Imposto e Tributos
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Servir cafezinho, cometer erros memoráveis ou ser um mero aprendiz são estereótipos ultrapassados para a figura dos estagiários. As vantagens de incluí-los à equipe vão muito além do baixo custo. É a aposta em novas pessoas que abre a porta para a novidade e a inovação, fazendo o negócio crescer. Veja 5 razões que comprovam esses benefícios:
1. Mais flexibilidade
O estágio pode ser o primeiro trabalho de muitas pessoas, o que é uma boa oportunidade para ensinar o estagiário em seu desenvolvimento profissional. “Um estudante pode ser visto como uma página em branco, no sentido de não ter vícios, então é mais fácil orientá-lo e fazer com que ele siga os processos da empresa”, comenta Beatriz Caromano, especialista de produto e projeto da plataforma de recrutamento Estagiários Online.
2. O estagiário veste a camisa da empresa
Ao perceber a sua evolução, o funcionário se sente cada vez mais parte da equipe que o acolheu e abriu as portas para colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade. Além disso, ao reconhecer a aposta da companhia no seu crescimento, a ligação pode ser maior e fazer com que o membro do time se dedique ainda mais para o progresso da empresa.
3. Ele também traz a inovação
Ver as coisas de “fora da caixa” é uma forte característica dos jovens, algo extremamente positivo no momento de inovar e quebrar tradicionalismos em ambientes profissionais. “Eles acabam trazendo novas ideias, e enxergam caminhos os quais pessoas que fazem a mesma coisa por muito tempo não se questionam mais”, aponta a especialista do Estagiários Online.
4. É possível acompanhar o desenvolvimento profissional
Ao ingressar no ambiente de trabalho, ainda inexperiente, o estagiário aprende tudo na companhia. Então, é mais fácil para o empregador mensurar o crescimento dele, ter maior percepção quando ele estagna e corrigir algum erro no processo. Tal proximidade gera maior confiança e aumenta as chances de efetivação, por exemplo.
5. Mais vitalidade e energia para equipe
O equilíbrio entre experiência profissional e o conhecimento atualizado é fundamental para o time. “Por ainda estar na faculdade o estagiário traz conhecimentos renovados, como ações de social media e visão do atual mercado, por exemplo. Além disso, ele contagia a empresa e outros funcionários com a sua vitalidade e vontade conquistar resultados”, finaliza Beatriz.