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Via de regra, o objetivo principal das empresas é conquistar novos consumidores. Porém, tem gente que se descuida dos seus clientes mais fiéis, algumas vezes por comodidade. É aí que mora o perigo de perder quem sempre esteve com você. Por isso, a fidelização de clientes deve estar no mesmo patamar, ou até acima, da busca por novos. Pesquisas, inclusive, mostram que é mais barato manter um consumidor antigo do que conquistar um novo.
Para que você tenha sucesso em manter a sua base de clientes ativa, é preciso, antes de mais nada, ter um bom histórico de informações sobre ele. Para a fidelização de clientes, você pode se valer de pesquisas de satisfação, que mostram o quanto ele ficou satisfeito ou não com uma compra, um serviço ou com a resolução de um problema.
Na prática, a fidelização de clientes está diretamente ligada com a satisfação que ele tem com os seus produtos ou a sua empresa. Quanto maior ela for, maior será a possibilidade de ele voltar. E não tem mágica. Isso passa por um bom atendimento, uma boa comunicação e disponibilidade. Quando o cliente precisar de você, é preciso estar a postos. Listamos aqui cinco maneiras que podem ajudar você nessa tarefa.
Como trabalhar a fidelização de clientes
1) Atenda bem
Seja em um comércio de bairro ou em uma loja virtual, o cliente vai sempre valorizar um bom atendimento. Normalmente, no quesito de vendas, as empresas conseguem atingir esse objetivo. A questão se complica quando há um problema e o cliente fica falando sozinho. Tenta entrar em contato e não consegue. Ou busca uma solução e ela demora dias, até semanas. Nesse caso, há dois problemas. Além da probabilidade quase certa de perder o cliente, ele ainda fará propaganda negativa do seu negócio ou serviço.
Nesses casos, a chance de fidelização de clientes insatisfeitos é perto de zero. É muito fácil de se observar isso nas redes sociais, quando existe uma queixa e o perfil da empresa é marcado. A reclamação que era só para a sua o seu negócio fica pública e pode influenciar negativamente novos clientes. Portanto, o atendimento é uma área que não dá para errar na hora em que se pensa da fidelização de clientes. É talvez o ponto principal para fortalecer a parceria.
2) Escute
Como fidelizar clientes? Escute! Seja por meio de uma pesquisa de satisfação ou por meio de um contato direto. Quando o cliente procura a empresa, toda a atenção deve ser dada às suas necessidades, seja um problema, uma dúvida, uma queixa ou um elogio. O relacionamento nas redes sociais deve acontecer de maneira leve, com apresentação de conteúdo relevante. Ali, é possível abrir um bom canal de comunicação, por meio dos comentários. Sempre que houver alguma questão, ela deve ser respondida rapidamente. Assim, o cliente vai se sentir acolhido.
3) Mantenha um programa de fidelidade
Conquistar o cliente pelo bolso é também uma boa forma de mantê-lo por perto. Um desconto em uma segunda compra, acúmulo de pontos que permitam um desconto ainda maior e promoções exclusivas também devem ser levadas em consideração. Opções com prazo maior para pagamento e agilidade na entrega também são bons caminhos a serem seguidos.
4) Venda diferente
Para os negócios online, há uma infinidade de possibilidades para oferecer o seu produto. Nos sites de vendas é comum vermos as fotos do produto e o preço. Mas pode notar que grandes e pequenas empresas se utilizam de conteúdo de qualidade para tentar convencer o cliente. Seja um vídeo que mostre as qualidades do produto, um material em texto que apresente outras possibilidades de uso, ou uma foto impactante.
5) Construa a sua marca
A atual pandemia do coronavírus tem apresentado muitos obstáculos para as vendas. Muita gente perdeu o emprego, a renda média está mais baixa do que aquela do começo do ano e mesmo quem está empregado economiza mirando o futuro incerto. Talvez este seja um bom momento para você fortalecer a sua marca. Diversificar o seu conteúdo em um momento em que uma parte significativa das pessoas está em casa pode ajudar a criar uma boa imagem do seu negócio. Mais do que nunca é preciso demonstrar empatia. A saída é coletiva.