Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Características que fazem de um líder um profissional de sucesso

Fonte: Administradores
28/08/2017
Contábil

Ser chefe não é apenas sinônimo de que se atingiu o sucesso. Junto com o cargo de liderança vem também uma série de responsabilidades e desafios que serão cobrados a cada nova reunião com a direção da empresa. Por conta disso, muitos gestores acabam se perdendo e tornam o cardo que assumiram uma muleta de desculpas e desmotivação para seus subordinados.

Para Roberto Vilela, consultor empresarial que há quase três décadas promove consultorias e palestras para líderes, existem características que devem ser cultivadas para quem assume essa posição. “Você precisa entender que há sim limites e que ser gestor dá a você ainda mais responsabilidade, tanto sobre os resultados finais quanto em relação ao desempenho e satisfação da equipe que conduz”, explica.

Ser amigo X ser chefe

Um bom líder precisa estar aberto às discussões e pronto para admitir quando está equivocado. Também deve garantir um bom ambiente de trabalho, com abertura para conversas transparentes. No entanto, de acordo com o consultor Roberto, em muitos casos o gestor teme ser visto com maus olhos e evitar dar feedbacks que sejam negativos. “Quando um líder quer ser mais amigo do que chefe, deixa de priorizar o bem comum pela própria aprovação. Não há problema em cultivar amizades no trabalho, desde que os papéis de cada profissional estejam bem definidos e haja separação em relação ao ambiente pessoal, especialmente no momento da toma de decisão”, diz.

O objetivo da liderança é garantir que o trabalho coletivo seja ressaltado e o desempenho individual reconhecido. “Assim como proporcionar o alinhamento de ações desfavoráveis, é preciso elogiar atitudes de sucesso. No entanto o gestor precisa saber que todos os profissionais devem ser tratados igualmente e que mesmo sendo o chefe, não deve utilizar sua posição para evidenciar ao cliente ou direção apenas o seu desempenho. É com o trabalho em equipe que se chaga ao resultado”, aconselha Roberto Vilela.

De olho nas novidades

Além de conduzir os profissionais sob seu comando, o líder deve também estar sempre em busca de atualização. Vilela explica:  “Esse olhar externo, através de cursos de gestão, consultorias, palestras e outras ações permite que você consiga avaliar melhor o cenário. Se ficar preso apenas ao seu cotidiano sem o apoio de um olhar isento, não conseguirá se aperfeiçoar. Estar em um alto cargo não significa que sabe de tudo, mas justamente o contrário: a melhoria contínua deve partir de você. Só se conduz pelo exemplo e a equipe só irá performar se tiver alguém que a conduza neste ritmo”.
 

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: