Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
O Dias dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto deste ano, é uma das cinco principais datas para o varejo no país. Preparar-se para aproveitar essa oportunidade é praticamente uma obrigação para qualquer empresário. Afinal, as datas comemorativas funcionam como um incentivo principalmente para o setor do comércio. É importante estar atento a todos os detalhes, desde a promoção de ofertas até a qualidade do atendimento. Além de impulsionar as vendas do período, um planejamento bem executado contribui para a fidelização de clientes que podem voltar a procurar o negócio em outras ocasiões.
Definir uma estratégia voltada para a data, produzir pacotes e kits promocionais, mexer na vitrine para torná-la mais atraente aos olhares dos consumidores e criar uma identidade visual são algumas iniciativas que podem esquentar as vendas e dar uma maior visibilidade ao empreendimento. As redes sociais também são uma alternativa importante para esse período.
O Sebrae separou cinco dicas para que os empreendedores possam se organizar para a data, confira abaixo.
1) Simples e Autêntico
Uma das mudanças do perfil de consumo apontado pelo estudo da Euromonitor International indica que os consumidores tendem, cada vez mais, a rejeitar o genérico, os produtos massificados. Desse modo, eles passam a valorizar mais os produtos locais, artesanais e/ou customizados. Um exemplo são as cervejas especiais (craft beers), que ocupam cada vez mais espaço nas gondolas dos mercados.
2) Recorrência
É o que faz a sua empresa ganhar dinheiro continuamente, a partir da conveniência do seu cliente e gerando, assim, uma relação sustentável com a empresa. Os clubes de assinatura são um ótimo exemplo. Você envia os produtos para o endereço dos seus clientes no prazo, preço e quantidade acordadas. Hoje, há assinaturas de alimentos, brinquedos, livros, brinquedos, roupas, rações, bebidas, cosméticos etc.
3) Saúde
Associar os benefícios dos produtos ofertados com o que pode eles podem proporcionar em relação à qualidade de vida, saúde e bem estar. Alguns produtos podem ser associados com uma vida ativa e saudável, como por exemplo uma roupa antitranspirante ou produtos naturais.
4) Experiência
Outra tendência que é percebida no consumidor moderno é a vontade de apreciar a experiência de consumo. Para tanto, vale agregar serviços para alavancar as operações do negócio. Um bom exemplo é a realização de oficinas onde pais e filhos (as) construam algo conjuntamente. Essa estratégia é utilizada por restaurantes que disponibilizam um chef instrutor, os ingredientes e os equipamentos necessários para que seja feito um prato específico.
5) Kits promocionais
Datas comemorativas são ótimas oportunidades de aumentar o ticket médio das vendas. A construção de kits promocionais é estratégica para aumentar o giro de estoque, bem como apresentar novos produtos ou serviços da loja. É importante se atentar à precificação dos kits de forma que seja atrativo para os compradores, e mantenha margem lucrativa para o estabelecimento.