Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Se você está conduzindo sua empresa já faz algum tempo, talvez tenha parado para pensar em como o nome do negócio faz diferença em seu desempenho. É a sua identidade, afinal! Porém, quando essa identidade não é das melhores, pode ser hora de alterar o nome da empresa nos cartórios.
Sei o que você deve estar pensando: “por que eu ia querer mudar o nome da minha empresa agora?”. Bom, há mais motivos do que você possa imaginar à primeira vista. O mais comum é que o nome antigo simplesmente era ruim, feio, sem graça.
Qualquer negócio precisa de um nome minimamente memorável. Mas também pode ser uma questão contratual, conflito com nomes de outros negócios ou um reflexo de alguma mudança na estratégia da empresa.
Se você precisa alterar o nome da empresa, então veja este pequeno guia que preparei para você.
O que você pode mudar?
Quando falo em “mudar o nome”, não é necessariamente uma questão de começar uma nova empresa. No geral, quando você vai ao cartório, há 3 coisas que pode tentar alterar.
Razão Social
Esse é o seu nome propriamente dito, é como sua empresa está registrada no âmbito jurídico e nos contratos. Sendo assim, é o nome que carrega mais peso em questão de mudanças. Mesmo que esse não seja o seu nome de fachada, e ninguém mais o conheça, ele ainda serve como o registro de identidade do seu trabalho. Naturalmente, há mais burocracia na hora de mudar sua Razão Social, mas vou falar disso daqui a pouco.
Quadro societário
Junto com o nome da empresa, você também pode alterar as pessoas que têm participação nela como sócios. Se alguém adquire uma porção da empresa, faz um investimento ou vende sua parte para poder sair, o quadro societário muda e você tem que atualizá-lo.
Há vários detalhes que você precisa levar em conta nessa hora, então não tenho espaço para compartilhar todas as informações. É melhor pesquisar um pouco este processo antes de colocá-lo em prática.
Nome fantasia
Esse é o “nome de fachada” que mencionei mais cedo. E, no geral, ele deve dar conta do que você precisa na hora de alterar o nome da empresa. Ele não precisa ser igual à Razão Social, mas vai aparecer no CNPJ e será usado para construir sua marca. Há bem menos consequências e burocracias envolvidas nessa mudança, já que, do ponto de vista da justiça, seu registro ainda é o mesmo.
Como escolher um bom nome para a empresa?
Então você já tem certeza que é hora de mudar o nome da empresa? Mas espere um pouco, meu amigo! Você não pode escolher um nome qualquer. Lembre-se: ele será sua identidade e uma parte importante da construção de sua marca, além de ter algumas implicações jurídicas.
Veja aqui 3 pontos a se considerar na hora de escolher o melhor nome.
Escolha um nome que identifique sua empresa
Sabe quando você lê a fachada de uma loja e sabe tudo que pode encontrar dentro dela? Esse é o tipo de efeito que você deve buscar em seus negócios. Não precisa ter uma biografia inteira, apenas um título que dê uma noção bem clara do que você faz. Se o público não confundir sua área de atuação facilmente, já vai evitar várias perdas de oportunidades.
Opte pela simplicidade
Na hora de alterar o nome da empresa, não tente refinar nem se rebuscar demais. É apenas um nome. Ele deve ser fácil de lembrar, de falar e de escrever para o seu público-alvo. Aqui por exemplo, o portal se chama Guia
Empreendedor. Não tem como ficar mais simples do que isso! Pode até não parecer muito “glamouroso”, mas cumpre sua função melhor do que qualquer jogo de palavras em uma língua estrangeira.
Verifique disponibilidade e nomes parecidos
Por fim, você precisa não ser confundido! Muitos negócios, especialmente os pequenos, vão para os cartórios com nomes iguais aos de outras empresas já estabelecidas, mesmo sem saber. Nesse caso, eu prevejo dois problemas possíveis:
- sua empresa é atacada no lugar de outra com o mesmo nome;
- seus clientes procuram outra empresa, que não necessariamente presta o mesmo serviço.
Acho que você já entendeu o esquema. Escolha um nome que seja diferente o suficiente para não dar dor de cabeça depois.
Como funciona o processo?
E chegamos à parte na qual você realmente vai alterar o nome da empresa. Vou falar dos passos mais gerais aqui, mas você pode buscar os detalhes facilmente. Acompanhe.
Registrar na junta comercial
O primeiro lugar aonde você deve ir para mudar o nome do negócio é a junta comercial ou cartório onde ele está registrado. Não é necessário justificar nada na hora de assinar, mas tenha certeza que o nome escolhido, seja de Razão Social ou fachada, é o melhor para o seu negócio. Você não vai querer repetir o processo todo depois.
Renovar os certificados digitais
Quando você altera a Razão Social da empresa, muitas outras coisas deixam de ser compatíveis com sua marca. Dentre elas, estão os certificados digitais da empresa, aquelas chaves criptográficas usadas para assinar documentos digitalizados pela internet. Lembre-se de mudar o nome registrado nestes certificados logo, ou você vai ser pego de surpresa sem conseguir assinar documentos importantes.
Informar seu público!
Claro, o público não vai acompanhar você até cartório e anotar na agenda o dia da sua mudança de nome. Você precisa ter toda uma campanha que esclareça para o público quando e por que essa mudança ocorreu. Remova anúncios antigos e substitua todos pelo novo nome assim que ele estiver legalmente registrado.
Apenas como adendo, se você pretende alterar o nome da empresa de forma correta, o ideal é ter o apoio de uma empresa especializada nesse assunto.