Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) coloca à disposição dos segurados uma plataforma digital onde é possível ter acesso ao extrato de pagamento dos benefícios da autarquia.
Trata-se da plataforma digital Meu INSS onde é possível ter acesso a consultas de diversos benefícios como o andamento do pedido de aposentadoria, recibos de contribuições, agendamentos e marcação de perícia. Tudo isso sem sair de casa e sem colocar a saúde em risco.
O extrato é direcionado ao segurado que deseja controlar seus dados de pagamento, descontos de empréstimos e realizar comprovações, é importantíssimo realizar consultas, pois nele são descritas diversas informações com relação ao seu benefício.
Quer aprender como consultar este documento pela internet? Acompanhe conosco nesta leitura a seguir.
O que é o extrato de pagamento do INSS?
Primeiro vamos entender o que é este documento. Trata-se de um relatório disponibilizado pelo INSS através da internet (ou em uma agência da Previdência Social) onde se encontram diversas informações sobre o benefício.
Nesse extrato, aposentados e pensionistas do INSS podem consultar a situação do benefício, data de pagamento, histórico de pagamentos de benefício, calendário de pagamento, dentre outras coisas.
Também é possível emitir o documento a qualquer momento através do site Meu INSS. Vamos explicar como, mais adiante.
Como consultar o Extrato de Pagamento do Benefício?
Esse documento é essencial na hora de conferir se está tudo correto com os valores da sua aposentadoria ou com a data, além de checar o banco em que o pagamento do seu benefício será feito.
Para quem é cliente da Caixa Econômica Federal, a consulta do extrato pode ser feita pelo aplicativo da Caixa e também pelo internet banking. Dessa forma os correntistas não precisam se dirigir até as agências de atendimento.
A consulta é muito rápida e simples. No aplicativo da Caixa, é só acessar a aba “Extrato Previdenciário”. Lá estão todas as informações das movimentações do segurado.
Contudo, lembramos que antes de mais nada é preciso fazer o cadastro prévio através do site Meu INSS e criar um login e uma senha. Depois de acessar o aplicativo é só conferir os extratos, tanto do INSS quanto do FGTS. Dessa forma, todas as informações podem ser consultadas facilmente, sem limites de acompanhamento.
Portal Meu INSS
A consulta é feita pela internet através do portal Meu INSS. Basta seguir os seguintes passos:
- Acessar o site Meu INSS;
- O segundo passo caso seja seu primeiro acesso, será fazer seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”;
- O terceiro passo é criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, com letras e números.
- Se você já tem o cadastro, você só precisa selecionar a opção “login” no canto superior direito da tela no Meu INSS;
- E o último passo é acessar o sistema com sua senha, escolher a opção desejada e pode consultar saldos e até imprimir o extrato.