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Ao tornar-se dono da padaria Bairro Chique, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, Fellipe Nascimento, de 31 anos, enfrentou algumas dificuldades para entender e acompanhar seu capital de giro e seu estoque, e dividir as finanças pessoais e as da empresa. Seu principal aliado, desde dezembro de 2015, no controle dessas questões foi o software gratuito MarketUp.
— Eu não abro minha loja física, sem abrir o MarketUp antes. Cadastro ali todo produto que sai e todo cliente atendido. Consigo entender, ao fim de cada dia, o total de vendas que fiz, quais produtos vendi, como está meu estoque e até sugestões de como enxugar meus gastos — conta Nascimento.
Segundo Hugo Roth, analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, há cada vez mais opções de ferramentas, gratuitas e pagas, que ajudam empreendedores na tomada de decisões. O GLOBO lista dez exemplos, abaixo.
— O empreendedor é um faz-tudo dentro da empresa: cuida de compra, venda, estoque, atendimento ao cliente. Precisa de ferramentas que ajudam a fazer a gestão do negócio e a identificar as melhores alternativas possíveis em mundo de informações que têm pela frente.
Com este objetivo, o Google lançou, neste mês, um site desenvolvido para ajudar empreendedores a dar os primeiros passos ao colocar seu negócio na internet: o Google para PMEs. A ferramenta também pode ser acessada sem custo e, para usá-la, o empreendedor precisa seguir apenas dois passos: preencher as informações básicas do negócio e determinar seus objetivos. Com isso, ele recebe um plano personalizado com um passo a passo de como lançar mão das ferramentas do Google para atingir seus objetivos e expandir sua presença on-line.
— Não há respostas que atendam todo mundo. Para uma empresa que ainda não está na internet e que deseja alcançar mais clientes, a resposta pode ser o Google Mais Negócio, para aparecer na busca e no mapa. Para um negócio que já está on-line, a solução pode ser começar a fazer Google Ads, anúncios que deem mais visibilidade — diz Fernanda Dória, gerente de Google Customer Solutions no Brasil.
Confira as ferramentas
Google Primer: gratuito
O aplicativo reúne aulas, para fazer em até cinco minutos, sobre marketing digital: publicidade, conteúdo, métricas e estratégia. As lições podem ser baixadas e feitas off-line. Atualmente, a plataforma conta com 203 minicursos em português. O aplicativo está disponível na Play Store e na App Store.
Google Meu Negócio: gratuito
É um aplicativo que possibilita às empresas gerenciar sua presença on-line na busca do Google e no Google Maps, além de facilitar a comunicação entre consumidores e pequenos e médios negócios. Basta acessar google.com/business ou baixar na Google Play ou App Store.
Google Ads: custo variável
As campanhas inteligentes do Google Ads utilizam o poder do machine learning (aprendizado de máquina, em português) para ajudar pequenas e médias empresas a criarem campanhas de publicidade de forma automatizada, de acordo com seus objetivos de negócio, como receber mais ligações, atrair mais clientes para uma loja ou levar mais consumidores a fazer compras por meio do site. Para conhecer, acesse ads.google.com.
Meu negócio em dia: gratuito
O aplicativo permite que o empreendedor cadastre as informações do negócio de forma alinhada ao perfil e às necessidades da empresa, por exemplo, em gráficos com indicadores de saúde financeira ou no simulador de sonhos, área em que pode inserir objetivos (como compra de novas máquinas) e acompanhar quanto falta para realizá-lo. Uma calculadora também compara custos de produtos e os serviços disponíveis para pessoa jurídica no mercado, permitindo que o empreendedor escolha o mais adequado ao momento ou ao perfil da empresa. Disponível na Google play e na Apple store.
Gestão Financeira Nibo: a partir de R$ 58,25 no Plano Light anual
No software, o micro e pequeno empreendedor pode acompanhar, por meio de gráficos e relatórios, o fluxo de caixa do negócio, os recebimentos, os pagamentos futuros e os vencidos, e o estoque. Também é possível controlar a inadimplência por meio da central de cobrança, emitir notas fiscais e boletos, melhorar a gestão de seus funcionários (como férias e faltas) e fazer pagamentos de salários e outras contas, por meio de uma parceria com o PJBank. Acesse: www.nibo.com.br.
1password: a partir de US$ 3,99 por usuário ao mês
Como um empreendedor pode ter muitas senhas para lembrar, o aplicativo diz que ele pode guardar apenas uma na mente, para acessar o 1password, que armazena todas as outras de forma seguro. Além disso, é possível armanezar e compartilhar com uma equipe pré-autorizada documentos, como arquivos PDF, e ter registro de atividades e utilização deles. Há ainda uma ferramenta, chamada Sentinela, que notifica o empreendedor de quaisquer possíveis violações para que ele possa alterar rapidamente suas senhas. Saiba mais: https://1password.com.
MarketUp: gratuito
É um software que roda na nuvem e pode ser acessado por meio de um login e uma senha, para gestão de pequenos negócios, a partir do acompanhamento de finanças em tempo real e de relatórios completos. Além disso, conta com a Loja Virtual, que fornece um sistema de vendas gratuito para que os pequenos negócios atendam melhor seus clientes; um sistema de compras, que une diversos negócios e oferece condições especiais para os pequenos varejistas; e possibilita o controle de estoque e a emissão gratuita de notas fiscais. Acesse: marketup.com.
QuickBooks ZeroPaper: a partir de R$ 49 por mês
É um sistema de gestão financeira, que possibilita o controle e a análise do fluxo de caixa do negócio, além de permitir a geração de relatórios e boletos. Acesse: https://quickbooks.intuit.com/br/.
Bookings: a partir de R$ 21,70 por mês
Embora seja essencial para as empresas que atendem o público, como salões de beleza e pet shops, é difícil ter uma pessoa exclusiva para atender o telefone e marcar horários para os clientes, além de gerenciar todas as atividades e as pendências do dia a dia. O aplicativo da Microsoft permite o agendamento de serviços tanto para o cliente quanto para a empresa. Acesse: https://bit.ly/2Jkk7qm.
Qipu: a partir de R$ 9,99 por mês
O aplicativo oferece serviço de contabilidade, por meio de ferramentas de gestão de vendas e despesas, clientes e fornecedores, gráficos para monitorar a saúde financeira da empresa. É possível ainda emitir notas fiscais de serviço, boletos de cobrança para clientes e verificar Certidão Negativa de Débito para um CNPJ. Para microempreendedores individuais, é possível também sincronizar o histórico de pagamentos de DAS, além de gerar boletos para pagamento. Pode ser acessado via web (https://app.qipu.com.br), instalado no Android ou no iOS.