Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Contribuinte terá dois dias a menos para declarar IR 2017

Fonte: A Tribuna
07/02/2017
Imposto de Renda

Neste ano, os contribuintes terão dois dias a menos para enviar a declaração do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016) para a Receita Federal, que recebe o documento entre 2 de março e 28 de abril. No ano passado, o prazo de entrega do IR 2016, referente aos ganhos de 2015, teve início no dia 1º de março e terminou em 29 de abril. 

O programa oficial para preenchimento da declaração do IR 2017 será liberado apenas no próximo dia 23, mas você pode adiantar a declaração usando um rascunho, disponível no próprio site da Receita. 

Entre os dados que o contribuinte pode incluir no rascunho estão despesas com dependentes, rendimentos, movimentação de bens e direitos e pagamentos, por exemplo.

Rendimentos

A data para que as empresas entreguem o comprovante de rendimentos aos funcionários também sofreu alteração e deverá ser entregue até o dia 27, impresso ou via digital.

O comprovante de rendimentos é um documento essencial para fazer a declaração. Nele estão informados quanto você recebeu de salário, quanto pagou de imposto na fonte, de INSS e ainda outros detalhes, como gastos com plano de saúde coletivo ou aportes no plano de previdência.

Já liberados

Desde o último dia 20 de janeiro, o site da Receita disponibiliza o carnê-leão (para profissionais liberais) e o programa de ganho de capital, que apura lucro e respectivo IR em casos de venda de bens e direitos de qualquer natureza, inclusive no recebimento de parcelas relativas a vendas a prazo, efetuada em anos anteriores, com tributação adiada.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: