Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Nenhum negócio pode existir sem ter uma boa gestão financeira. No entanto, principalmente dentro das empresas menores, isso às vezes não é visto como prioridade.
Não colocar a gestão financeira da organização como prioridade é um erro que pode levar à problemas contábeis e até à falência.
A responsabilidade pela gestão financeira pode ser do proprietário ou do diretor financeiro, o importante é que sempre haja um responsável final. Isso é essencial para que se mantenha a saúde financeira do negócio.
Mas. o que exatamente é gestão financeira? Vamos explicar com detalhes neste artigo completo.
O que é Gestão Financeira?
Gestão financeira em um negócio significa planejar e dirigir o uso dos recursos financeiros da empresa — o dinheiro gerado através de suas operações e o capital obtido de investidores ou credores.
Embora uma empresa possa ter uma equipe contábil ou uma firma contábil externa para fornecer orientação financeira, a gestão financeira é um dos aspectos mais importantes do trabalho do proprietário do negócio.
Em outros termos, a Gestão Financeira é a aplicação de princípios gerais de gestão às posses financeiras de uma empresa.
Saber o que é gestão financeira é essencial para todos em uma organização, e não apenas a gestores e diretores.
O gerenciamento adequado do financiamento de uma organização fornece combustível de qualidade e serviço regular para garantir um funcionamento eficiente.
Se as finanças não forem tratadas adequadamente, uma organização enfrentará barreiras que podem ter graves repercussões em seu crescimento e desenvolvimento.
Existem várias opções que podem ser usadas para gerenciar suas finanças, como administrá-las por conta própria, contratar um funcionário em tempo integral, contratar um contador em tempo parcial ou um terceirizar este serviço.
Na maioria das vezes, as organizações têm um departamento dedicado que cuida das questões financeiras da empresa. Um gestor financeiro é designado para lidar com finanças e gerenciar seus recursos dentro de uma empresa.
Todas as decisões relacionadas a finanças são tomadas nesta posição. Dependendo do perfil da empresa, o departamento financeiro pode ter várias designações para atender às diversas necessidades da empresa.
Leitura recomendada: O que é gestão empresarial e quais são suas áreas?
Por que a gestão financeira é importante?
Agora você já entendeu o que é gestão financeira. É hora de saber por que ela é tão essencial para as organizações de todos os portes. Dê uma olhada em algumas dessas razões:
Manter os registros em dia
Para começar, a gestão financeira significa manter registros contábeis precisos para todas as atividades da empresa. Esses registros são usados para tomada de decisões gerenciais, relatórios para acionistas e declarações e relatórios para bancos e outros credores.
As demonstrações financeiras e registros de uma empresa formam a base para alcançar os objetivos gerais da gestão financeira.
O proprietário de uma empresa e sua equipe exigem relatórios oportunos e precisos para tomar decisões e administrar a empresa com eficiência.
Os funcionários responsáveis pela gestão financeira devem determinar as principais informações que o proprietário e sua equipe precisam para tomar decisões.
Em seguida, eles criam relatórios para fornecer essas informações em um formato mais útil para a equipe de gerenciamento.
As métricas mais significativas variam de acordo com o tipo de empresa. O dono de um hotel, por exemplo, fica de olho na ocupação — a porcentagem de quartos usados. Um declínio na ocupação em comparação com o mesmo mês do ano anterior levaria a uma investigação por parte do pessoal financeiro sobre se isso era devido a circunstâncias incomuns, como mau tempo ou indicativo de que os concorrentes se afaste dos negócios do hotel.
Planejamento financeiro
Agora que informações financeiras precisas estão disponíveis, o que você faz com isso?
Uma função da gestão financeira é o planejamento. Isso significa tomar medidas, proativamente, para lidar com problemas de crescimento e identificar pequenos problemas antes que eles se tornem problemas maiores ou entrem em desastres.
O planejamento financeiro permite que o proprietário:
- Certifique-se de que a empresa sempre tenha capital de giro suficiente para suportar o crescimento de estoques e recebíveis;
- Defina metas de vendas;
- Planeje o cumprimento das regras fiscais federais e estaduais e efetue pagamentos regulares;
- Crie um orçamento com benchmarks para medir o desempenho.
Controle das finanças da empresa
Um objetivo importante da gestão financeira é implementar métodos firmes de controle. Isso significa observar cada centavo que a empresa gasta para garantir que nenhum dinheiro seja desperdiçado.
Controles financeiros são usados para:
- Melhorar as margens de lucro com melhores controles de custos;
- Implementar controles sobre despesas de vendas e custos administrativos;
- Criar relatórios de análise de proporção para gerentes;
- Evitar compras excessivas de ativos fixos;
- Realizar auditorias internas para analisar riscos e encontrar áreas para melhoria.
Financiamento e Estrutura de Capital
O crescimento é bom, mas precisa de uma ampla oferta de fundos para apoio. O gestor financeiro deve garantir que haja fundos suficientes para pagar funcionários e fornecedores, juntamente com as contas da empresa.
É melhor pedir um empréstimo ou o proprietário deve procurar mais investidores externos? Profissionais de gestão financeira vão aparecer com as respostas.
A manutenção de um equilíbrio confortável entre dívida e capital é um objetivo do planejamento financeiro sólido. Depende do nível das taxas de juros, da credibilidade da empresa e da capacidade de atrair mais acionistas.
E não se esqueça de que um dos objetivos da boa gestão financeira é garantir que os acionistas obtenham um retorno adequado de seus investimentos.
A gestão financeira é mais do que apenas contar os grãos. É tirar os resultados do papel e usá-los para emitir demonstrações financeiras, controlar despesas e fazer planos para apoiar o crescimento futuro da empresa.