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Os cinco grandes erros de um empreendedor

Fonte: Administradores.com
12/03/2020
Gestão

Muitos empreendem por necessidade, outros por oportunidades e ainda aqueles que empreendem por motivação, propósito e em busca de realizar um sonho!

Ser empreendedor é grande desafio, desconheço outra “carreira” tão conturbada quanto esta. Entretanto assim como qualquer coisa na vida, sempre tem os pontos positivos e negativos, e quando é possível usufruir dos pontos positivos, com certeza a recompensa dos desafios anteriores serão sempre maiores, seja financeiramente ou por outras conquistas e aprendizados.

Não basta somente querer, poder e abrir um negócio, o empreendedor deverá estudar, planejar e fazer a gestão dele. É comum vermos muitos “donos” super capacitados , conhecedores do seu produto porém pecando em outros pontos tão fundamentais e relevantes para o sucesso da sua empresa, muitas vezes, são estes detalhes que colaboram para o índice de “cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado”. *Dados do SEBRAE.

São vários os fatores envolvidos, porém vou citar 5 grandes erros do empreendedor que merecem atenção:

1. Falta ou pouca disciplina

O empreendedor tem o benefício, dependendo do seu negócio de criar seus horários, prazos e procedimentos e este “benefício” pode ser um “tiro no pé”. Importante para o empreendedor ter uma rotina definida de horários dedicados exclusivamente ao seu negócio. Esta palavra “rotina” pode ser assustadora para o empreendedor com o grande senso de liberdade, porém é dentro da rotina que se cria uma disciplina que permitirá acompanhar o negócio e principalmente na possibilidade expansão de resultados e oportunidades.

2. Falta de processos

Importante ter processos bem alinhados para tomada de decisão, não precisam da burocracia de empresas tradicionais, porém os controles são importantes para acompanhamento e medição do seu negócio. Mesmo que seja um pequeno empreendimento, deve-se ter formas de controle e medição das atividades da empresa, seja por meio de planilhas, check list ou mesmo gráficos mais simples.

3. Delegação

Alguns líderes pecam em não delegar certas tarefas aos subordinados, já em alguns casos, os empreendedores “confiam” em excesso na execução de certas tarefas aos seus colaboradores. Como diz o ditado “é o olho do dono que engorda o gado”, é aí que quero chegar. Principalmente serviços que trabalham com o atendimento ao público, vemos muitos casos de falta de empatia e cuidado do colaborador no atendimento aos clientes e o resultado pode ser irreversível: insatisfação e perca de clientes. O empreendedor deve conhecer muito bem cada processo, ter suas responsabilidades e tarefas também e estar presente sempre que possível, se melhor, o tempo todo.

4. Medo de concorrentes

Seria “lindo” se o negócio fosse exclusivo não é mesmo? Porém a realidade não é esta. Hoje você pode ser o único e daqui um mês aparecer o primeiro concorrente e depois mais outro e mais outro...a grande falha do empreendedor é não estar atentos à este movimento, de novos entrantes no mercado. O empreendedor deve estar preparado para a concorrência e em se manter com o seu diferencial. A concorrência é algo que sempre existiu e existirá, sendo assim, deve ser tratado como algo sadio e natural. Muitos concorrentes podem se tornar até mesmo parceiros, em alguns casos o público de um é diferente do outro, enfim, sendo assim não perca sua essência e seu diferencial consolidado. Cuide do seu produto e sua qualidade, da confiabilidade da sua marca, da fidelização e encantamento do seu cliente e nenhuma concorrência irá te surpreender.

5. Ausência nas redes sociais

Não existe mais negócio que se sustente fora das redes sociais. Hoje é o maior meio de vendas, de indicações e avaliações dos produtos e serviços. Agora atenção, talvez, pior do que não estar presente nas redes sociais é não cuidar delas! O erro do empreendedor é achar que é só criar redes sociais, postar e pronto. Já é o início, mas não suficiente. É preciso profissionalizar, ter cuidado nos post (forma, erros ortográficos e de gramática), avaliar os comentários, os seguidores, os parceiros. É importante criar conteúdo relevante para os seguidores e não somente posts isolados, de venda. Dedicação deve ser diária ou constante.

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