Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Formalizar um negócio em apenas um dia parece impossível para você? No Paraná, esta é uma realidade: segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, nosso estado oferece todas as condições para abrir uma empresa no prazo de 1 dia e 6 horas. Junta Comercial 100% digital, linhas de crédito acessíveis e diversas frentes gratuitas de capacitação são algumas dessas condições. O resultado dessa agilidade pode ser medido pelo crescimento de pequenos negócios em 2020. Foram 159.398 novas empresas – um total de 26,82% a mais do que em 2019.
Mais do que CNPJs, as pequenas empresas do Paraná são o símbolo de um estado que se destaca pelo esforço dos empreendedores. Uma terra rica em oportunidades – do campo ao balcão do delivery, sempre tem gente pensando em produzir mais e melhor. A equação fica completa com a cultura do consumo local, que já faz parte do DNA da população. Desde setembro de 2020, o estado tem um programa específico para aproximar quem compra de quem produz, o Feito no Paraná.
Pequenos negócios geraram mais empregos
Criado para divulgar empresas de todos os portes e segmentos, o Feito no Paraná reforçou a importância de estimular a inserção de pequenas empresas em ambientes de negócios. Em um ano cheio de desafios, o estado registrou saldo positivo de 52.760 empregos, sendo 38.722 em empresas de pequeno porte. Elas foram responsáveis por 72,6% do total de vagas abertas.
Ideias saindo do papel, oportunidades de trabalho e renda para as famílias mostram que o Feito no Paraná é, também, feito sob medida para o estado. O Paraná tem matéria-prima e força de trabalho para produzir alimentos, materiais de construção, vestuário, eletrônicos, máquinas e equipamentos, cosméticos, eletrônicos, entre outros.
Cenário positivo
Produzir não é a única especialidade dos paranaenses, que também empreendem no comércio e na prestação de serviços a partir de tudo o que é feito no estado. De acordo com o levantamento do Caged, o quatro trimestre de 2020 foi especialmente positivo para os pequenos negócios em todo o Brasil, com 293,2 mil novos empregos em micro e pequenas empresas. Destes, 48 mil foram no comércio e 16,4 mil no setor de serviços.
O Paraná comemora a liderança no ranking enquanto segue seus planos para fazer de 2021 um ano ainda melhor, ampliando a visibilidade do Feito no Paraná. Tudo da forma mais dinâmica possível: pela tela do computador. O site do programa concentra todas as empresas cadastradas, divididas por segmento de atuação, e tem uma área exclusiva para quem quer divulgar seus produtos e serviços, com a chancela do Governo do Estado, materiais de comunicação para ponto de venda e muita informação.
Faça parte do Feito no Paraná: acesse o site, conheça os produtos e divulgue seu negócio.