Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Publicadas portarias sobre DCTFWeb e EFD-Reinf

Fonte: Fenacon
28/07/2022
Imposto e Tributos

Duas portarias que dispõem sobre tributos foram publicadas pelo Diário Oficial da União recentemente.

A primeira é a Instrução Normativa (IN) RFB Nº 2.094, que diz respeito à Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) publicada em 15 de julho. Um dos principais pontos da nova portaria é que, em casos de interrupção temporária na ocorrência de fatos geradores, o contribuinte deve apresentar a DCTFWeb relativa ao primeiro mês em que o fato seja verificado. Os meses subsequentes até a ocorrência de novos fatos dispensam nova apresentação.

Já a publicação da IN Nº 2.096 ocorreu em 18 de julho e altera a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). Dessa forma, extinguiu-se a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), corroborando com a simplificação e diminuição da quantidade de obrigações acessórias impostas aos contribuintes. Essa é uma das principais novidades desta IN.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: