Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Receita abre consulta ao lote residual do IR nesta sexta (24)

Fonte: Folha de S.Paulo
24/03/2023
Imposto de Renda

A Receita Federal abre, nesta sexta-feira (24), a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda referente ao mês de março de 2023. O lote é pago a contribuintes que saíram da malha fina do IR ou entregaram declaração de 2022 em atraso.

O crédito bancário será feito para 94.864 contribuintes, sendo 3.490 idosos acima de 80 anos, 20.181 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.261 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 6.161 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 61.771 contribuintes não prioritários. O total liberado é de R$ 300 milhões, dos quais R$ 196,6 milhões são para pagar as preferências. O dinheiro será depositado no dia 31.

Para saber se vai receber, o contribuinte deve acessar o site da Receita (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Em "Etapas para a realização deste serviço", é preciso clicar novamente em "Consultar restituição", ao lado do desenho de um computador.

Será preciso informar número do CPF, data de nascimento e o ano ao qual a declaração se refere. Aparecerá, então, as informações sobre o crédito bancário. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e celulares no qual é possível fazer a consulta sobre a liberação da restituição.

O pagamento é realizado na conta informada pelo contribuinte ao entregar a declaração ou por meio da chave Pix indicada no IR. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito pelo Portal BB, no site https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer o pedido do crédito pelo portal e-CAC, que é Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal. Acesse o menu Declarações e Demonstrativos, depois vá em Meu Imposto de Renda e, por fim, clique em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: