Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A Receita Federal deposita, nesta quarta-feira (dia 30), o segundo lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2021 (ano-base 2020). A quantia será creditada para 4.222 986 contribuintes, com a liberação de um total de RS 6 bilhões.
Quem estiver incluído neste lote receberá a devolução na conta bancária indicada na declaração. Os recursos ficarão disponíveis para saque durante um ano.
Se estiver neste lote, mas o dinheiro não for creditado na conta indicada, o interessado deverá procurar uma agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a central de atendimento, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer outra instituição financeira.
O contribuinte também poderá fazer o agendamento no endereço https://www.bb.com.br/irpf.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 12 meses, deverá então requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos - Meu Imposto de Renda" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Quem está neste lote
Do total a ser pago neste segundo lote, R$ 2,327 bilhões serão creditados para os contribuintes que têm prioridade legal, como os idosos acima de 80 anos ou as pessoas com alguma deficiência física ou mental.
Serão contemplados ainda 2.906.310 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 21 de março de 2021.
Consulta
Para saber se está neste lote, basta clicar aqui ou baixar e acessar o aplicativo do Imposto de Renda para celulares.
Caso sua restituição não esteja prevista agora, o contribuinte poderá consultar também em que estágio está a declaração: em análise ou processada (na fila de restituição).
Calendário
Neste ano, o pagamento da restituição será feito em cinco lotes. O primeiro foi pago no dia 31 de maio. Os demais serão creditados sempre nos últimos dias de cada mês até setembro. Veja abaixo o calendário das restituições.
1º lote: 31 de maio (já pago)
2º lote: 30 de junho
3º lote: 30 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro