Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A Receita Federal paga nesta sexta-feira, 31, o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2020. Quase 4 milhões de contribuintes serão contemplados com os R$ 5,7 bilhões liberados pelo órgão.
Para conferir se receberá o dinheiro nessa parcela, o interessado deve acessar o site da Receita Federal e informar o CPF e a data de nascimento. A consulta também está disponível pelo telefone 146 ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Recebem a restituição nesta sexta-feira aqueles que têm prioridade legal, ou seja, idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Cerca de 2,8 milhões de pessoas que entregaram a declaração até 28 de março também serão contempladas nessa parcela.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá solicitar por meio da iternet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
Caso o valor não seja creditado, o interessado poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Malha fina
A Receita também disponibiliza formas de verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Para isso, basta acessar o site do órgão ou aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones. Caso haja erros, o contribuinte pode fazer a autorregularização entregando uma declaração retificadora.
Após a correção, o contribuinte receberá a restituição nos lotes residuais do Imposto de Renda, caso tenha direito.
Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2020
1º lote: 29 de maio;
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 31 de agosto;
5º e último lote: 30 de setembro.