Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Regras do PIX mudarão agora em novembro

Fonte: Fato Gerador
18/10/2024
Contábil

A partir de 1º de novembro, o Pix terá novas regras para aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. Transferências acima de R$ 200 deverão ser realizadas apenas de dispositivos cadastrados pelo cliente, enquanto os não cadastrados terão um limite diário de R$ 1 mil. O Banco Central (BC) esclarece que essa exigência se aplica somente a celulares e computadores que nunca foram usados para fazer Pix; os dispositivos já utilizados não sofrerão alterações.

Além disso, as instituições financeiras precisarão aprimorar suas tecnologias de segurança, implementando soluções para identificar transações suspeitas. Elas também devem informar os clientes sobre os cuidados para evitar fraudes e verificar, a cada seis meses, se há registros de fraudes nos sistemas do BC.

Outra novidade é o lançamento do Pix Automático, programado para 16 de junho de 2025. Essa modalidade facilitará cobranças recorrentes para serviços como água, luz, telefone e mensalidades de escolas e academias. Com o Pix Automático, o usuário poderá autorizar cobranças periódicas diretamente pelo celular ou computador, permitindo que os valores sejam debitados sem a necessidade de autenticação a cada operação, o que pode reduzir custos e a inadimplência para as empresas.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: