Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Ter uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Apesar dessa ser uma afirmação óbvia, muitos empreendedores parecerem se esquecer disso.
É comum, principalmente em pequenas empresas, que devido ao grande número de atribuições do gestor, o controle financeiro acabe sendo negligenciado.
Por isso, não custa reforçar, um bom controle financeiro é essencial para uma tomada de decisões mais assertiva.
E, existem ferramentas simples para isso. É o caso, por exemplo, do fluxo de caixa, que nada mais é do que o registro de todas as entradas e saídas financeiras da empresa.
Para te ajudar nesse processo separamos algumas dicas sobre como fazer uma boa gestão do fluxo de caixa.
Um dos erros mais comuns cometidos pelos empresários é não separar as contas pessoais das contas da empresa. A dica aqui é: procure estabelecer um valor fixo para o pró-labore e inclua no planejamento mensal.
Outro erro bem comum é o registro de valores que ainda não entraram no caixa. É o caso, por exemplo, de vendas parceladas e cheques pré-datados. Nesse caso a recomendação é: somente valores que a empresa de fato já recebeu devem entrar no fluxo de caixa.
Outra sugestão é separar as entradas e saídas em categorias. Pense que ao categorizar os lançamentos você terá informações valiosas para a gestão do seu negócio.
E por último, mas não menos importante, realize o fluxo de caixa de forma periódica. O ideal é fazer um acompanhamento diário e no final do mês fazer uma análise mais profunda dos números.
Vale lembrar que hoje existem boas opções de softwares e aplicativos gratuitos que podem te ajudar nessa tarefa. Além disso, o seu contador também pode ser um aliado valioso no processo.