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Saiba como fugir do golpe da prova de vida do INSS

Fonte: Folha de S.Paulo
09/09/2022
Previdência

A obrigatoriedade de realização da prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está suspensa desde fevereiro deste ano, mas golpistas têm se aproveitado da comprovação de vida para aplicar golpes nos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do instituto.

Os fraudadores enviam mensagens para os segurados, por carta, email, telefone, SMS ou WhatsApp solicitando dados e documentos para atualização das informações sobre o beneficiário. Quem envia a papelada pode se tornar vítima e ficar sem o benefício.

COMO É O GOLPE DA PROVA DE VIDA DO INSS

Segundo o instituto, nos contatos, os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto "bloqueio nos pagamentos". Há casos em que são enviados links para que seja feita a biometria facial. O cidadão não pode clicar nele, senão terá seus dados roubados.

Com isso, o órgão tem alertado os segurados. A principal informação é que o INSS não envia nenhum pedido de atualização de dados. Não faz contato por telefone nem manda links para o celular do beneficiário.

SAIBA FUGIR DO GOLPE DA PROVA DE VIDA DO INSS

Fique atento às seguintes informações:

- O INSS não faz contato em busca de dados; todos os documentos e informações estão no Meu INSS.
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41; o instituto não manda links, apenas informa sobre o andamento dos processos, segundo o órgão
- A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br
- Convocações para apresentar documentos são feitas pelo Meu INSS; o segurado pode checar o que está sendo pedido também pelo telefone 135
- No 135, o atendente pode pedir informações; esse é um procedimento normal

O segurado deve manter seus dados de contato atualizados no Meu INSS porque é por meio deles que o instituto consegue contatá-lo. Se for vítima de tentativa de golpe, a denúncia pode ser feita na Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Se sofrer um golpe, é preciso registrar um boletim de ocorrência e comunicar o nome dos envolvidos.

CUIDADO COM PEDIDO DE ATUALIZAÇÃO DE DADOS BANCÁRIOS

Correspondência bancária solicitando atualização de dados cadastrais aos segurados do INSS também pode levar a fraudes. A aposentada Marinete Silva, 66 anos, de São Miguel Paulista (zona leste de SP), foi vítima e teve seu benefício bloqueado.

Ela recebeu uma carta do Bradesco dizendo que precisava comparecer em sua agência urgentemente, dentro de quatro dias, para atualizar seus dados. A correspondência pedia que levasse documentos. "Achei que era a prova de vida do INSS, que eu ia perder meu benefício e fui correndo. Como a carta ficou dentro da minha caixa de correio, eu tinha só dois dias para atualizar os dados", diz.

Segundo ela, na agência, perguntou do que se tratava e foi informada por um funcionário que era apenas a atualização de dados para envio de novo cartão. No local, assinou vários papéis a pedido do bancário.

"Depois, chegou um cartão em minha casa, dizendo que eu tinha que desbloquear. Era cartão de conta-corrente, mas eu não tenho conta-corrente, sempre tive poupança e recebo meu benefício com o cartão de benefício", conta ela.

A surpresa veio quando tentou receber sua aposentadoria. Os valores estavam bloqueados e só seriam liberados se ela aceitasse a nova conta, criando senha para ela. Em contato com o banco, a confusão foi desfeita, e ela conseguiu retirar seu dinheiro, mas ficou sem entender o que tinha acontecido.

"Não entendi porque fizeram isso comigo. Por que me mandaram assinar papéis, sendo que eu disse ter medo de golpes, e porque queriam me mandar novos cartões e abrir uma conta-corrente? Vincularam meu benefício a uma agência longe. Sou doente e não posso ficar saindo, prefiro receber onde já recebo, do lado de minha casa."

Em nota, o Bradesco afirma que o objetivo da correspondência é "fazer a atualização dos dados cadastrais e ampliar a segurança dos clientes".

"É importante reforçar que o cliente não deve passar nenhuma informação de seus dados pessoais e de conta, como senhas e número de cartão de crédito, por telefone, SMS, WhatsApp ou por email", disse.

Procurados, o Banco Central disse que "não comenta situação específica de regulados" e o Ministério da Justiça não respondeu.

OBRIGATORIEDADE DA PROVA DE VIDA ESTÁ SUSPENSA ATÉ DEZEMBRO

Procurado, o INSS confirmou que a obrigatoriedade da prova de vida segue suspensa até o dia 31 dezembro deste ano. Com isso, nenhum benefício será cortado se o cidadão não comprovar ao instituto que está vivo.

O instituto diz que "está trabalhando na implementação dos sistemas que vão fazer o cruzamento de dados para que a prova de vida seja feita automaticamente".

Mesmo com a prova de vida suspensa, o segurado que quiser pode comprovar que está vivo indo até sua agência bancária —onde recebe o benefício— ou pelo gov.br. Será preciso enviar documentos e fazer uma selfie.

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