Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A cada segunda-feira, o Big Brother Brasil realiza o ‘jogo da discórdia’. A dinâmica funciona como uma espécie de feedback para apontar defeitos e qualidades no comportamento de outros participantes do reality show. Dentro da casa, a brincadeira quase sempre termina em discussão. Mas vale lembrar que o feedback faz parte do jogo da vida e está presente inclusive no ambiente de trabalho, seja positivo ou negativo. Então, como lidar com ele?
“O feedback é uma ferramenta importante em qualquer tipo de relação, desde que aplicado de forma construtiva e respeitosa. Mas ainda existe um receio de colocá-lo em prática, talvez por mau uso ou má interpretação de sua função”, explica Tábata Silva, gerente do Empregos.com.br, um dos maiores portais de recolocação profissional do país.
Para Bruno Rizzato, diretor do aplicativo de vagas Trampolim, feedbacks só são construtivos quando ajudam a desenvolver a carreira de profissionais. “O feedback positivo vem acompanhado de elogios, críticas e sugestões de melhorias que podem agregar no seu crescimento. Caso contrário, é apenas uma crítica”, afirma.
Estudos sugerem que a relevância do feedback cresce cada vez mais entre profissionais e empresas. Uma recente pesquisa internacional da Mckinsey, sobre características da “grande evasão”, mostra que 54% dos colaboradores não se sentem valorizados pela organização, e 52% não se consideram valorizados pelos seus líderes.
Na outra ponta, pesquisa da consultoria ITPR com líderes de RH, marketing e relações públicas de empresas do Reino Unido, aponta que 81% das empresas fazem pesquisa de opinião dos funcionários pelo menos uma vez ao ano e 72% das companhias que coletam o feedback dos colaboradores têm uma estratégia de comunicação interna.
Veja algumas dicas para receber e dar feedback no trabalho, sem causar discórdia entre empregadores e funcionários.
Como dar feedback construtivo
Segundo Tábata Silva, bons líderes têm a capacidade de ajudar outras pessoas a se desenvolverem, e o feedback é uma das principais ferramentas para fazer isso acontecer. A especialista orienta:
Tenha uma conversa particular;
Comece com o que vai bem para quebrar o gelo da conversa;
Foque no que pode ser melhorado em relação a comportamento e não a características pessoais;
Use exemplos reais que vocês vivenciaram;
Demonstre respeito pelo outro na hora de escolher as palavras, evite dizer ‘você é’, ‘você nunca’;
Coloque-se à disposição para ajudar no que for preciso e tirar dúvidas em relação ao que foi conversado.
Como receber feedback construtivo
“Tão importante quanto dar um feedback é saber receber esse retorno e utilizar as informações para guiar sua evolução profissional. A ideia é tirar o máximo proveito desse momento de aprendizado”, diz Bruno Rizzato. As dicas do especialista são:
Não leve para o lado pessoal, o que está sendo dito é sobre seu desempenho profissional;
Saiba ouvir, respire fundo e entre no módulo escuta ativa;
Transforme tudo que for possível em aprendizado e aplique as mudanças necessárias;
Anote as orientações durante o feedback. É uma boa forma de você refletir sobre os pontos abordados e avaliar a sua evolução;
Em caso de dúvida, tenha cuidado ao formular sua pergunta para que ela não fique parecendo uma refutação grosseira;
Receba com humildade os elogios e reconhecimentos.