Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que não há espaço fiscal para uma mudança na tabela do Imposto de Renda (IR) em 2023.
“Se eu mexo na tabela de Imposto de Renda eu estou deixando de arrecadar. Eu tenho um orçamento para ser executado esse ano. Por isso que estou dizendo: eu posso fazer isso para o ano que vem, temos quatro anos para isso”, afirmou a ministra em entrevista ao Globo.
Vale lembrar que a tabela do IR não é atualizada desde 2015. Com essa defasagem, a cada ano mais pessoas precisam pagar o Imposto. Atualmente, quem ganha um salário mínimo e meio, cerca de R$ 1.903,38, é obrigado a declarar. Em 1996, apenas quem recebia mais de nove salários mínimos precisava entregar o documento.
O aumento da faixa de isenção da tabela do IR foi uma promessa de campanha do presidente Lula, mas depende de algum tipo de compensação.
Segundo Simone Tebet, não há possibilidade de criar mais impostos, mas acomodar essa mudança exige uma decisão política a ser tomada pelo presidente Lula, e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).
Com informações do Jornal Globo