Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A Comissão do Terceiro Setor e a Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizaram conjuntamente, no dia 8 de março, uma live sobre o tema: “Destinação do IR para os Fundos Municipais da Criança e Adolescente e Fundos do Idoso”.
Para assistir à gravação, clique aqui!
O evento, transmitido pela TV CRCPR, valia 1,5 ponto no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), para os participantes devidamente inscritos e que cumpriram a atividade de confirmação de presença.
A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior. A live foi moderada pelo coordenador da Comissão do PVCC, Francisco Savi, e contou com cinco palestrantes: o advogado especialista em tributação do Terceiro Setor, Juliano Lirani, membro da Comissão do Terceiro Setor do CRCPR; a presidente do Conselho Estadual do Idoso no Paraná, Adriana dos Santos Oliveira; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná, Angela Christianne Lunedo Mendonça; o auditor da Receita Federal do Brasil (RFB), Marco Antônio Ferreira Posseti; e o procurador do Ministério Público do Paraná (MPPR), Murillo José Digiácomo.
As palestras trataram das orientações operacionais para realizar a destinação, principais dúvidas e responsabilidade social das destinações. O objetivo é chamar a atenção dos profissionais da contabilidade para a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido pelos seus clientes para a viabilização de projetos elaborados por organizações não-governamentais (ONGs) e aprovados pelos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso. Com a pandemia, as doações para ONGs têm sido reduzidas, gerando dificuldades financeiras para essas entidades, que passaram a ter a destinação do IR como essencial para a sobrevivência de diversos projetos.
O evento teve o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP).