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Uma dúvida muito comum dos síndicos de primeira viagem é: eu preciso estar acessível para aos condôminos 24 horas por dia?
A verdade é que não existe uma legislação que obrigue o síndico a ficar disponível em um horário fixo. Mas, ele é o representante legal do condomínio e por isso precisa ficar ciente das coisas que acontecem no local o mais rápido possível.
Sendo assim, fixar um horário para o atendimento para atendimento pode ser uma boa opção. Durante esse período o síndico também pode aproveitar para receber atualizações do zelador e do porteiro.
O ideal é que esse “plantão” não seja feito em casa, mas sim na portaria, salão de festas ou sala do síndico.
Além disso, é importante reforçar que antes de chamar o síndico, os condôminos podem tentar conversar com o porteiro ou zelador, principalmente se estiver fora do horário estabelecido para atendimento.
Se não for urgente, reclamações ou sugestões devem ser feitas no livro de registros disponível na portaria ou através de outra ferramenta como o e-mail, por exemplo.
Também existe a possibilidade de disponibilizar um número de celular ou WhatsApp para os condôminos entrarem em contato. Mas nesse caso é importante estabelecer regras para evitar excessos.