Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



2ª Reunião da Fecopar de 2021 foi realizada em Toledo

Fonte: Fecopar
26/05/2021
Eventos

A segunda reunião de diretoria e conselho de representantes de 2021 reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos dos Contabilistas do Paraná junto com a diretoria executiva da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), na Associação Comercial e Empresarial de Toledo, na sexta-feira (21). Com todos os participantes devidamente testados e respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, a pauta da reunião trouxe assuntos como certificação digital, balanço e prestação de contas, cursos online para capacitação profissional, eventos, novas parcerias, entre outros demandas dos sindicatos.

Paulino José de Oliveira, presidente da Fecopar, deu início a reunião agradecendo a presença de todos e a recepção do Sindicato dos Contabilistas de Toledo (Sincoeste), representado pelo presidente Leandro Ramos. Dando continuidade, o diretor-secretário da Fecopar, Jorge Luiz Américo, aprovou a ata da última reunião realizada em Francisco Beltrão, no dia 26 de fevereiro de 2021. Como convidado especial, Alceu Dal Bosco, presidente do SESCAP-PR, esteve presente para fortalecer ainda mais a parceria entre entidades e discursar sobre as convenções coletivas.

Em relação às questões financeiras, Gilson Luis da Silva, diretor financeiro da Fecopar, apresentou o balanço dos primeiros meses de 2021 com relatórios detalhados e agradeceu o conselho fiscal pela realização do trabalho exigente. “Estamos aqui justamente para esclarecer todo o orçamento da Federação e deixo aqui meu agradecimento ao conselho fiscal por fiscalizar com seriedade e transparência cada conta da Fecopar para que todos tenham acesso”, ressaltou o diretor financeiro.

Representando o CRC-PR e o Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa (Sicopon), Aguinaldo Mocelin, trouxe em pauta as atividades realizadas pelo Conselho para a classe contábil, e o presidente Paulino comunicou sobre a composição da chapa para a próxima eleições do CRC-PR com a participação dos Sindicatos.

Missão, visão e valores

Como uma novidade, Mariza Pante Ferreira, vice-presidente de Assuntos Profissionais e Culturais, apresentou aos presidentes e diretores a Missão, Visão e Valores da Fecopar, que engloba os Sindicatos dos Contabilistas do Paraná e tem como principal objetivo fortalecer a classe contábil em todo o Paraná.

Confira abaixo a proposta da Federação:

Missão

Fortalecer e representar a classe contábil em defesa dos direitos dos profissionais da contabilidade, contabilistas e contadores de todo o Paraná.

Visão

Ser referência nacional dos sindicatos por representar com comprometimento e transparência a classe contábil do Paraná.

Valores

Transparência: apresentar os projetos e prestação de contas de forma clara e legítima;

Respeito: respeito a todos os profissionais, seus sindicatos e representantes;

Honestidade: dirigir a Federação com uma conduta íntegra e de acordo com a lei brasileira;

Comprometimento: sempre em busca da valorização da classe contábil para atender as demandas dos representados;

Qualidade: oferecer serviços com o que há de melhor no mercado aos clientes.

Capacitação profissional

Após a apresentação, Mariza informou a programação de cursos online de maio, junho e julho para a classe contábil e como cada curso tem sido uma fonte de renda importante para os Sindicatos. “Com a proposta de realizarmos um curso por mês, nos deparamos com um quadro evolutivo na realização dos treinamentos. Por isso, contamos com a participação ativa de todos os para que cheguem nos profissionais de contabilidade em todo o estado”, completou Mariza Pante.

Demandas da classe contábil

Como um dos principais assuntos, o vice-presidente de Assuntos Jurídicos, dr. Joel Azevedo de Oliveira, apresentou dois projetos de lei importantes para fortalecer a classe contábil em âmbito estadual e nacional: a Inviolabilidade dos escritórios contábeis e Solidariedade Tributária do ICMS.

Sobre a certificação digital, cada sindicato trouxe suas questões sobre o serviço oferecido na Federação e nos postos de atendimento. Ainda sobre esse assunto, o presidente da Fecopar convidou os presidentes e as Agentes de Registro para o 1º Seminário para Dirigente Sindical – Reciclagem das Agentes de Registro, no dia 23 de julho, em Curitiba. O evento será uma forma de premiar os responsáveis pelo trabalho de emissão de certificado digital e esclarecer todas as dúvidas sobre a certificação digital.

Parcerias

Durante o encontro, foi colocada em pauta mais uma parceria, dessa vez com a empresa Maxipas, uma das principais empresas de Segurança e Medicina do Trabalho no Brasil para que os contadores tenham mais uma oportunidade de oferecer procedimentos ligados à saúde ocupacional para os seus clientes.

JOCOPAR 2021 adiado

Sobre a realização do 28º Jocopar, em Campo Mourão, o presidente do Sinconcam, Valdir Corral, ressaltou que a pandemia trouxe muitas dificuldades para a organização do evento e, como uma forma de garantir que ninguém seja prejudicado, o ideal seria que fosse adiado novamente. A mesma ideia foi compartilhada pelo representante do vice-presidente de Eventos Esportivos, Leandro Correa, e também pelos presentes no encontro.

Participantes 

Por conta da limitação de pessoas na sala de eventos para cumprir as regras de segurança, estiveram presentes os diretores executivos os presidentes ou representantes de todos os Sindicatos dos Contabilistas do Paraná, exceto o do Sinconfron (Sto. Antº. Sudoeste).

Ao final, todos os presidentes e representantes tiveram a oportunidade dar sua palavra final na reunião e ressaltar as necessidades de cada entidade.

“Em primeiro lugar, agradeço a recepção do presidente e da diretoria do Sindicato de Contabilistas de Toledo, que se mostrou focada em atender as demandas e as dificuldades da classe contábil. Agradeço também a presença de todos que trouxeram seus planos e suas demandas para lutar pelo profissional da contabilidade. Deixo como mensagem final dois valores muito importantes para dar continuidade ao nosso trabalho: respeito a todos e comprometimento”, afirmou o presidente Paulino.

Leandro Ramos, presidente do Sincoeste, também agradeceu e se colocou a disposição para receber todos os parceiros. “Já fazia alguns anos que o Sindicato de Toledo não recebia a reunião de diretoria e conselho de representantes. E ficamos muito felizes em poder encontrar cada um, que além de colegas de profissão, são amigos que tem o mesmo objetivo: valorizar a classe contábil em seu estado”, completou Leandro.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: