Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A pesquisa “Pandemia e os Impactos financeiros”, realizada pela Serasa e Opinion Box, revelou que 34% dos brasileiros tiveram redução de renda entre 2020 e 2022, devido aos desdobramentos da pandemia de Covid-19.
O levantamento mostrou os impactos da pandemia na vida financeira da população nesse período e como isso refletiu na mudança de hábitos de comportamento e consumo, inclusive quando trata-se do lazer das famílias.
Quase um terço dos entrevistados afirmaram que houve redução da renda durante a pandemia, já 41% dos consultados não sentiram alteração.
Houve também crescimento entre aqueles que registraram aumento da renda, sendo que em 2021 esta situação foi vivida por 17% dos entrevistados, contra 25% neste ano.
Outro índice que sofreu elevação foi na consulta sobre aumento das despesas, passando de 50% dos entrevistados para 63% em 2022.
A pesquisa também percebeu um aumento no acerto das contas em dia, e a pontualidade da população na quitação das dívidas subiu de 46% em 2021 para 51%.
Redução nos gastos extras
Em decorrência deste cenário, o corte de gastos desnecessários cresceu e 51% dos entrevistados afirmaram passar por esta situação neste ano, contra 46% no ano passado.
A pandemia também trouxe reflexão acerca do planejamento financeiro e a importância de ter recursos guardados em casos de emergências e imprevistos, como tem sido a pandemia.
O número dobrou quando questionados sobre a melhoria do planejamento econômico, alcançando 42% dos entrevistados, sendo que em 2021 esta mesma pergunta foi confirmada por apenas 21% dos consultados.