Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A reabertura gradual do comércio e o afrouxamento das medidas restritivas de circulação estão fazendo aumentar a confiança dos empresários paranaenses. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), mensurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), subiu 8% neste mês, ao passar de 75,2 pontos em julho para 81,1 pontos agora em agosto.
O índice de confiança do empresário paranaense está maior do que a média nacional, que marca 78,2 pontos. Este é o segundo mês consecutivo de crescimento no Estado e demonstra que os empreendedores estão esperançosos na retomada da atividade econômica. Apesar desta elevação, o indicador está abaixo dos 100 pontos, e ainda é considerado desfavorável.
Todos os subíndices do ICEC apresentaram alta na variação mensal. A avaliação das empresas sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) cresceu 9,2% em relação a julho. As Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), por sua vez, aumentaram 9,8% na comparação com o mês passado. E os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) subiram 4,7%, especialmente o Indicador de Contratação de Funcionários (IC), que teve elevação de 11,8% sobre julho, revelando que, após um período difícil de demissões, as empresas planejam recompor seu quadro funcional.