Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Como reduzir os custos na folha de pagamento do condomínio?

Fonte: Blog TownSq
28/12/2022
Condomínios

Uma boa gestão financeira também exige uma atenção à folha de pagamento do condomínio. No entanto, em alguns casos, este pode ser o motivo da dor de cabeça do síndico. Por isso, a seguir, você encontra conselhos úteis para reduzir os custos da folha de pagamento!

Os custos da folha de pagamento do condomínio ainda costumam ser um grande desafio para a grande maioria dos síndicos.

E se pensarmos nos últimos anos, com a chegada da pandemia e a crise econômica mundial, a folha de pagamento acabou sendo alvo de grandes cortes, principalmente na redução de admissões e aumento das demissões.

Mesmo no pós-pandemia e com sinais de que o mercado condominial está ainda mais ativo e em constante crescimento, alguns condomínios ainda procuram uma solução para otimizar os gastos da folha, facilitar o trabalho burocrático e diminuir o retrabalho.

Se este também é o seu caso, nós listamos algumas estratégias possíveis de serem adotadas para reduzir os custos da folha de pagamento do seu condomínio e otimizar a sua gestão condominial. Continue lendo!

Veja quais são as principais maneiras de reduzir os custos na folha de pagamento do condomínio:

- Modernize a portaria do condomínio;
- Tenha uma gestão financeira eficiente
- Reduza o número de horas extras dos funcionários
- Mantenha as documentações em ordem
- Evite fazer demissões em massa

Modernize a portaria do condomínio

A modernização da portaria do condomínio permite a redução de custos com a contratação de porteiros para o condomínio.

Esta modernização pode ser feita por meio da adoção de uma portaria remota ou virtual, para que o controle de entrada e saída dos visitantes seja feito à distância, por profissionais especializados em monitoramento remoto.

Sendo assim, o condomínio reduz os custos com salários e encargos trabalhistas, proporcionando uma economia significativa, mas ainda mantendo a segurança da comunidade intacta.

Tenha uma gestão financeira eficiente

A segunda maneira de reduzir os custos da folha de pagamento é mantendo a organização, planejamento e gestão das finanças do condomínio em dia.

Para manter o equilíbrio financeiro, é necessário que o síndico:

- faça um levantamento de todos os gastos, pagamentos, receitas e investimentos do condomínio;
- e evite gastos que não foram planejados.

Desta forma, será possível estabelecer quais foram os gastos anuais, determinar um planejamento do ano seguinte e controlar toda a movimentação financeira do condomínio.

Reduza o número de horas extras dos funcionários

Um dos principais desafios na hora de calcular os custos da folha de pagamento do condomínio são as horas extras, que acabam elevando os números finais.

A organização da rotina de trabalho do condomínio permite reduzir estes custos e também reflete em maior qualidade de vida para os funcionários.

Veja as dicas:

- procure soluções que permitam que os funcionários sejam mais produtivos, sem precisar fazer horas extras;
- analise as funções de cada pessoa e observe se alguma pessoa está sobrecarregada;
- delegue as tarefas de maneira equilibrada, optando por valorizar os bem-estar das pessoas e evitar as horas extras;
- crie um banco de horas para ser usado em folhas ou férias;
- e, por fim, consulte o acordo ou convenção coletiva da categoria dos funcionários para verificar as regras sobre banco de horas.

Mantenha as documentações em ordem

Síndicos que não têm controle e organização sobre os documentos do condomínio, acabam por cometer mais erros e gastar mais.

Manter a documentação em ordem não se trata apenas de encontrar certos dados facilmente, mas também de prevenir ações trabalhistas futuras.

Lembre-se que mesmo que digitalmente, é importante manter os arquivos atualizados, registrar as demissões, admissões, promoções, mudanças de cargo e também possuir um backup de todos os documentos, caso haja uma fiscalização.

Evite fazer demissões em massa

Quando o condomínio está no vermelho, uma das primeiras ideias do síndico é realizar cortes no quadro de funcionários.

No entanto, ao contrário do que se pensa, esta não é a melhor saída.

Afinal, para demitir um funcionário, o condomínio precisará gastar mais, principalmente por conta das despesas rescisórias.

Além disso, quando você demite uma pessoa, significa que outras terão que assumir as atividades, ocasionando em sobrecarga de trabalho e mais horas extras para dar conta de tudo.

Portanto, antes de optar pela demissão, vale:

- pensar em soluções para manter os funcionários;
- se for possível, permitir que algumas pessoas trabalhem à distância por um valor justo;
- ou, em casos mais sérios, oferecer férias coletivas.

Se, no final das contas, nada disso surtir efeito, então é importante analisar todos os dados e definir a melhor estratégia para reduzir os custos na folha de pagamento.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: