Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Confira dicas para passar na perícia médica do INSS

Fonte: Jornal Contábil
18/02/2022
Previdência

A perícia médica é um passo muito importante para concessão de vários benefícios do INSS. A perícia nada mais é que um procedimento médico, necessário para a avaliar o estado de saúde dos beneficiários de auxílios por incapacidade.

O seu objetivo é comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para exercer a profissão.

Quais benefícios exigem a perícia médica?

- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença (Auxílio por Incapacidade Temporária);
- Benefício de Prestação Continuada – BPC;
- Aposentadoria por invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente);
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência;
- Pessoas com deficiência ou doença grave que pretendem receber Pensão por Morte.

Dicas para passar na perícia do INSS

1- Leve comprovantes: Tenha sempre a comprovação do seu agendamento, seja o número de protocolo fornecido no 135 ou o comprovante impresso pelo site do INSS;

2- Não se atrase: Chegue sempre com antecedência. Você pode não realizar a perícia por ter se atrasado.

3- Leve toda documentação: Leve sempre laudos, atestados, exames médicos (Ressonâncias Magnéticas, radiografias e etc) antigos e atuais que comprovem a sua doença, cópia do prontuário (caso tenha ficado internado), receitas médicas e a bula dos medicamentos que você usa.

4- Evite conversas desnecessárias: Responda apenas o que o perito perguntar, sem inventar ou aumentar os seus sintomas, lembrando que ele é quem deve conduzir a perícia.

5- Não minta: Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade. Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.

6- Seja educado: Ser gentil pode auxiliar na avaliação do médico, mas caso o perito se comportar de maneira inadequada, saiba que é possível realizar uma denúncia para a Ouvidoria do INSS logo após a consulta.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: