Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Contratos e procedimentos foram temas da Escola Técnica Básica

Fonte: CRCPR
22/03/2023
Eventos

No dia 21, o programa Escola Técnica Básica do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) transmitiu na TV CRCPR seu quarto episódio, com palestra voltada ao tema "Societário", esclarecendo desta vez sobre aspectos práticos relacionados a "Contratos e Procedimentos", como a elaboração e estrutura do instrumento, cláusulas obrigatórias e facultativas, procedimento para registro, como busca de Nomes e Consulta Prévia de Viabilidade (CPV), situações que envolvem Receita Federal, Junta Comercial, Certificado Digital e assinatura Gov.br e procedimentos após o registro, como inscrição municipal e estadual, regime tributário: simples nacional, lucro presumido ou lucro real, licenças dos bombeiros, sanitária, ambiental e etc. Assista à gravação clicando aqui!

O palestrante foi o consultor jurídico tributário Evarley dos Santos Pereira, que conduzirá toda a primeira temporada do programa. O palestrante é também auditor, perito judicial, sócio-diretor de empresa e pós-graduado em Planejamento Tributário, Gestão Tributária, Auditoria Tributária e Docência Superior.

Em abril, próximo episódio abordará Roteiro para Registro em Exemplos Práticos

No dia 4 de abril, o quinto e último episódio da primeira temporada do programa, com o tema "Societário", abordará "Roteiro para Registro em Exemplos Práticos" e valerá 1,5 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Também conduzido pelo instrutor Evarley dos Santos Pereira, a palestra esclarecerá sobre o fluxo para constituição da entidade (MEI e LTDA), para alteração contratual (como mudança de objeto social, abertura filial, ingresso/saída de sócio, mudança de endereço) e baixa de entidade.

Para inscrever-se, clique aqui!

"O objetivo da Escola Técnica Básica é capacitar profissionais contábeis que acabaram de entrar no mercado de trabalho, demonstrando o passo a passo das atividades diárias. Além disso, a ferramenta é muito útil às empresas contábeis, que podem trazê-la para suas equipes, a qualquer tempo e lugar, de forma gratuita", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

A primeira temporada tem ao todo cinco episódios e aborda conceitos e noções básicas sobre a temática Societário, tais como Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual (EI), Sociedades (SOC), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (S/A) e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Quem se inscrever antecipadamente e realizar as atividades indicadas de todas as Escolas Técnicas Básicas neste primeiro semestre garantirá 6 pontos no PEPC-CFC de 2023.

"Em recente pesquisa realizada pelo CRCPR, identificamos que algumas das maiores dificuldades das empresas contábeis é a contratação e a formação de novos colaboradores. Ficou evidente o interesse dos gestores por atualizações em aspectos básicos da profissão para seus colaboradores, com ênfase prática nas áreas contábil, societária, fiscal e de departamento pessoal. Diante disso, no novo projeto Escola Técnica Básica CRCPR, os palestrantes trarão informação objetiva, rápida e atualizada de assuntos técnicos do dia a dia e dos serviços das empresas contábeis", explicou, na abertura do episódio, o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo. 
A Escola Técnica Básica, lançada em janeiro, tem episódios transmitidos na TV CRCPR, com acesso gratuito. As aulas são voltadas a profissionais da contabilidade iniciantes, com enfoque nos aspectos básicos da profissão. Os palestrantes convidados apresentam, de forma atualizada e objetiva, assuntos técnicos do dia a dia das empresas de serviços contábeis.

"Outra novidade é que cada episódio conta com links para os diferentes capítulos, os chamados time stamps, na descrição dos vídeos. Desse modo, é possível localizar rapidamente cada tópico quando for necessário rever ou tirar dúvidas pontuais", explica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: