Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Declarar reforma em imóvel no Imposto de Renda exige cuidado

Fonte: Folha de S.Paulo
04/03/2016
Imposto de Renda

O contribuinte que fez reformas (benfeitorias) em imóvel em 2015 deve informá-las na declaração deste ano. A forma de declará-las depende do ano de compra.

Se o imóvel foi adquirido até 31/12/1988, as reformas devem ser incluídas em item próprio na ficha Bens e direitos (código 17).

Na coluna Discriminação, devem ser informados os dados do imóvel que recebeu as benfeitorias. A coluna de 2014 fica em branco. Na de 2015 deve ser informado o total gasto com a reforma.

Se o imóvel foi comprado de 1º/1/1989 em diante, o valor das benfeitorias deve ser somado ao do imóvel.

Na coluna Discriminação devem ser listadas as benfeitorias, o mês (ou meses) em que foram feitas e o custo mensal (se mais de um).

Na coluna de 2014 deve ser repetido o valor da declaração entregue em 2015. Na coluna de 2015 deve ser lançado o valor de 2014 mais o gasto do ano passado.

A indicação do mês (ou meses) da reforma e respectivos valores é importante para o cálculo de eventual ganho de capital em caso de venda do imóvel.
 

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: