Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Demonstrações Contábeis do Terceiro Setor é tema de vídeo do CRC

Fonte: CRCPR
01/06/2020
Contábil

No último dia 26, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) transmitiu ao vivo um bate-papo do coordenador da Comissão do Terceiro Setor do CRCPR, Narciso Dóro Júnior, com o presidente da autarquia, Laudelino Jochem, sobre "os principais aspectos inerentes à contabilidade do Terceiro Setor". Faltando poucos dias para o encerramento do prazo para a apresentação das Demonstrações Contábeis das entidades sem finalidade de lucro, a live foi realizada no intuito de contribuir para que os profissionais da contabilidade que nelas atuam ou às quais prestam  serviços  pudessem esclarecer dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre normas bastante específicas aplicadas à contabilização de doações, subvenções e trabalho voluntário, entre outras. 

Ao abrir a transmissão, Dóro destacou que o Terceiro Setor desempenha um papel fundamental para o Estado e para a sociedade. "Esse papel é fundamental não apenas trabalhando as questões sociais, trazendo oportunidades não apenas para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, mas também para entidades que buscam se inserir de forma inovadora em diversos aspectos da sociedade". Outro ponto destacado foi a complexidade desse segmento. "O Terceiro Setor precisa de um profissional da contabilidade extremamente qualificado, pois essas entidades acabam conseguindo chegar em áreas importantes onde o governo não consegue chegar e recebem uma quantidade significativa de recursos da administração pública e da sociedade, necessitando de absoluta transparência na prestação de contas, razão pela qual a contabilidade desempenha um papel tão importante em sua gestão". 

A seguir o presidente do CRCPR saudou os diversos participantes que se identificaram no chat da transmissão, agradecendo pela audiência e iniciou suas considerações reconhecendo que a contabilidade do Terceiro Setor merece uma atenção muito especial. Ao longo da conversa, o coordenador da comissão e o presidente do CRCPR falaram ainda sobre tipos de subvenções e cuidados necessários; como reconhecer ativos não monetários; cuidados necessários às entidades que possuem cadastro no CEBAS quanto aos benefícios tributários; reconhecimento contábil do trabalho voluntário; cuidados quanto a gratuidades; reconhecimento de perdas segundo a norma ITG 2002; peculiaridades das Demonstrações Contábeis das entidades do Terceiro Setor; necessidade de Auditoria Independente; entre outros. A transmissão foi gerada por meio da plataforma Zoom e transmitida pelo YouTube.

Conteúdo exclusivo

Durante a transmissão, o CRCPR realizou o lançamento do e-Book "Doações e Subvenções nas Entidades do Terceiro Setor". Escrito pelo presidente Laudelino, o livro conceitua e explica especificidades como o reconhecimento contábil de receitas com convênios e doações, principais tipos de subvenções em geral e as relacionadas ao CEBAS, tudo com exemplos práticos, detalhando o passo a passo, segundo o embasamento das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicáveis.

Para que não conseguiu assistir à transmissão ou quiser assistir novamente para tirar dúvidas, o vídeo está disponível no canal do CRCPR no YouTube. CLIQUE AQUI e assista.    

Para baixar o e-Book "Doações e Subvenções nas Entidades do Terceiro Setor", CLIQUE AQUI.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: