Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.



Febraban muda datas para pagar boleto vencido em qualquer banco

Fonte: Exame
12/06/2018
Tecnologia

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) adiou o cronograma de implementação da nova plataforma de cobrança, que vai permitir que boletos vencidos sejam pagos em qualquer banco. A data final para que boletos de qualquer valor passem a ser registrados obrigatoriamente na nova plataforma passou de 22 de setembro para 10 de novembro.

A mudança acontece de forma gradual, conforme o valor dos boletos. Com a alteração no cronograma, por enquanto, somente boletos vencidos acima de 800 reais podem ser pagos em qualquer banco.

Boletos vencidos acima de 400 reais poderão ser pagos em qualquer banco somente a partir de 25 de agosto. As empresas têm até essa data para registrar os boletos na nova plataforma. O prazo anterior era 26 de maio.

As demais fases também foram adiadas. Boletos vencidos acima de 100 reais poderão ser pagos em qualquer banco a partir de 13 de outubro, e boletos vencidos de qualquer valor, até 27 de outubro.  A implementação da nova plataforma termina em 10 de novembro com a inclusão dos boletos de cartão de crédito e de doações.

“A mudança nos prazos foi necessária dado o volume elevado de boletos compensados no Brasil anualmente, que soma cerca de 4 bilhões”, afirma Walter de Faria, executivo da Febraban. Segundo ele, a ampliação do prazo dará maior tranquilidade para o sistema se ajustar aos novos valores à medida que forem incorporados, reduzindo os riscos de interrupção durante o processo.

O novo sistema reduz o risco de erro no cálculo de multas e encargos, diz a Febraban. A empresa emissora do boleto deve registrar na nova plataforma todas as informações do documento, como o seu CPF ou CNPJ, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

Desenvolvido por:

Desenvolvido por: