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O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou na sexta-feira (25) que golpistas estão usando a suspensão da prova de vida para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. O instituto não informa quantas pessoas já foram vítimas, mas orienta a não passar informações por telefone ou mensagem.
"As abordagens podem ocorrer por carta, email, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). Não envie seus dados pessoais, fotos ou documentos", alerta o instituto em nota.
Com a mudança da regra em fevereiro, aposentados e pensionistas não precisam mais fazer a prova de vida presencialmente. Antes, os segurados tinham que ir todos anos à agência bancária em que recebem o benefício para fazer a comprovação. O procedimento será feito agora pelo próprio governo, que consultará bases de dados públicas e privadas.
"Mas nos contatos com os segurados são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo paraao aposentado que envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura", afirma o instituo.
Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para a realização de prova de vida, procedimento que está suspenso.
Para evitar que os segurados caiam nesse tipo de golpe, o INSS faz as seguintes orientações:
Os cuidados para evitar golpe:
- mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, email e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
- caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda à solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos;
- o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS;
- sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;
- a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento); e
- é bom saber que, quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.
O que fazer em caso de tentativa de golpe
Denuncie tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado
O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (email, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro no INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.
Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.
Caso o cidadão que tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS, para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.