Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
No mês de setembro a intenção de compra cresceu, o que é um sinal positivo de avanço da economia. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 2,44% no Paraná. No acumulado do ano, o aumento foi de 5,24%. O dado foi divulgado na últimna terça-feira (23) pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). As informações se referem às associações comerciais vinculadas à BCF, que somam hoje 295 cidades do estado.
Para o vice-presidente para a Rede de Benefícios da Faciap, Claudenir Machado, o dado é positivo, já que mostra que os consumidores têm voltado a comprar aos poucos, o que é bom para a economia. “O aumento no número de consultas indica confiança do consumidor. O dinheiro voltando a circular aquece a economia do estado”, explica ele.
O crescimento na intenção de compra também aponta para uma tendência de aumento no consumo até o final do ano. “É o período de festas e também de pagamento do décimo terceiro. As pessoas irão utilizar o recurso a mais para fazer as compras de final de ano, o que movimenta o comércio”, afirma Claudenir Machado.
O dinheiro deve ser utilizado ainda para quitar as dívidas, de acordo com o vice-presidente. Segundo os dados divulgados pela Faciap, houve aumento na exclusão de nomes do registro de devedores. Em setembro deste ano, 5,82% mais pessoas quitaram suas dívidas em relação ao mesmo período de 2017.
Por fim, no Paraná, a quantidade de paranaenses com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores aumentou 3,29% em setembro.