Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A intenção de consumo das famílias registrou, em 2021, o pior ano desde que começou a ser medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2010. O indicador foi de 71,6 pontos na média do ano, 9,9% abaixo de 2020. O índice baixo de 100 pontos indica uma percepção de “insatisfação”. Em dezembro, o indicador com ajuste sazonal registrou queda de 0,8%.
Todos os aspectos para o consumo pioraram no ano passado, com exceção das “compras a prazo”. O acesso ao crédito retraiu (-7%). Houve maior preocupação das famílias tanto em relação ao emprego atual quanto na perspectiva profissional.
Os cenários de emprego e inflação impactaram na renda dos trabalhadores. A pesquisa mostra que 40,6% das famílias consideram seu rendimento em 2021 pior do que no ano anterior.