Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) inaugurou nesta terça-feira, dia 3, o seu Centro de Documentação e Treinamento. O prédio abrigará mais de 30 milhões de documentos das empresas abertas no Paraná desde a criação da Junta, em 1892. A solenidade de inaguração aconteceu na nova sub-sede, localizada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 747, no Centro de Curitiba.
Nos mais de 1,5 mil m² do edifício ficarão guardados o todos os registros do órgão desde 1892. A nova seção conta com estrutura que permite o acesso de pesquisadores e historiadores que precisem fazer buscas no acervo da Jucepar. Além de registros, estatutos, atas e alterações, também é possível identificar períodos importantes do desenvolvimento do Paraná. “Os documentos mostram o ciclo da erva-mate, madeira, café e do agronegócio aqui no Estado. São verdadeiras preciosidades históricas, já que por um bom tempo coube à Junta Comercial o papel de fazer o registro de marcas e patentes”, conta o presidente da autarquia, Ardisson Akel.
Com a estrutura presente no novo imóvel, a Jucepar pretende digitalizar 100% do arquivo para facilitar a pesquisa. Os registros a partir de 1995 estão todos digitalizados, informa o órgão. Antes, parte dos documentos estava armazenada no subsolo da atual sede da Junta Comercial. O restante ficava em um outro imóvel cedido pelo Governo do Estado, no bairro Santa Cândida. Com a nova sub-sede, tudo ficará mais organizado e com acesso facilitado. “Por lei, a Junta Comercial precisa assegurar que estes documentos estejam disponíveis, por tempo indefinido, para eventuais consultas requeridas pela Justiça. Com a sub-sede isso será facilitado, pois tudo estará em um único local”, explica Akel.