Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) aponta que 51% dos consumidores paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro.
O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, pelo Instituto Datacenso, e foram ouvidos 571 consumidores nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco). A margem de erro é de 4%, considerando o grau de confiança no levantamento de 95%.
Presentes
De acordo com a pesquisa, o consumidor paranaense pretende gastar em média R$ 141,51 na compra do presente. Entre os segmentos mais citados estão brinquedos (76%), roupas (30%), livros (14%), calçados (11%), eletrônicos (8%), bicicletas (5%) e videogames (5%).
A compra pela internet ganhou a preferência de 48% dos entrevistados. Na sequência está a compra nas lojas de rua com 42% e as lojas em shoppings com 39% da preferência.
Economia
Quanto à expectativa em relação à economia, 57%, ou seja, mais da metade dos consumidores paranaenses estão esperançosos. Porém, uma parte significativa deste público também está preocupada com a evolução do cenário, sendo 25% preocupados e 18% desanimados. “Estamos num cenário bem melhor que o de 2021. Agora temos inflação menor, redução dos custos do transporte em função do preço do combustível e isso tudo reflete no desempenho das compras. Podemos esperar um melhor Dia das Crianças em relação aos anos anteriores”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes.