Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
O governo do Paraná divulgou, nesta quarta-feira (16), o calendário de vacinação contra a Covid-19 para toda a população com mais de 18 anos.
A Secretaria Estadual da Saúde afirma que 3.804.025 paranaenses que não fazem parte de nenhum grupo prioritário deverão tomar pelo menos a primeira dose do imunizante até 30 de setembro.
Até esta data, o estado acredita que 4.931.989 de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e que têm mais de 18 anos também serão vacinadas. Ao fim desta data, a expectativa é imunizar 8.736.014 paranaenses.
Confira o cronograma:
4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos;
19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.
O anúncio de que a primeira dose seria aplicada em toda a população com mais de 18 anos até setembro foi feito na segunda-feira (14), pelo governador Ratinho Júnior.
A Secretaria Estadual da Saúde afirma que as datas foram elaboradas a partir da expectativa da manutenção do cronograma do governo federal e da média de envio de ao menos um lote de vacinas contra o novo coronavírus por semana ao estado. Também foi considerado o lote de vacinas da Janssen que o Paraná vai receber nos próximos dias.
Calendário
A vacinação deve acontecer em ordem decrescente, sucessiva e concomitante com a imunização dos grupos prioritários, que tem um público estimado de 4.931.989 pessoas.
O Paraná iniciou a imunização da população geral no dia 4 de junho, começando com as idades de 58 a 59 anos.
Mesmo com o anúncio que de que pessoas acima de 40 anos começariam a ser vacinadas nessa segunda-feira, alguns municípios estão aplicando doses em moradores que têm acima de 50 anos e há outras cidades que a vacina é aplicada em faixas etárias menores, devido ao número de doses disponíveis e pela procura.
Estratégias de imunização
Ao mesmo tempo que a secretaria divulgou as datas da vacinação, a pasta informou que cada município é independente para definir a estratégia de imunização que será adotada.
As secretarias municipais poderão expandir a imunização para outras idades conforme a disponibilidade de doses.