Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Por causa do coronavírus, produtores rurais estão aprendendo a vender sob encomenda, já que as feiras estão suspensas. O novo modelo pode ser uma fonte de renda para agricultores e feirantes.
Eles não pararam de vender as frutas e hortaliças, que aliás podem estragar rapidamente se não tiver quem compre. Clientes não faltam.
Os agricultores estão recebendo orientação de técnicos da Emater. O engenheiro agrônomo Nilson Bernabé acompanha um grupo de produtores de orgânicos.
“Tudo isso é muito novo. Esse momento pegou todo mundo de surpresa. Mas os produtores estão se saindo relativamente bem. Os grupos que a gente assessora, produtores de feira, produtores da feiras de orgânicos, eles estão trabalhando no sistema de delivery. Eles fazem as listas de produto, divulgam pelo Instagram ou pelo WhatsApp e estão fazendo entrega pessoalmente. Esse fato é muito novo para os produtores, está causando uma demanda muito grande. […] Eles estão vendendo bem, nós estamos até preocupados em não divulgar muito essas listas porque não tem capacidade para atender todo mundo”, explica Bernabé.
A venda delivery está dando tão certo, que os agricultores já pensam em manter o novo modelo até depois que a epidemia passar. Mas para isso será importante que os agricultores se organizem para ganhar escala.
“Isso aí serviu de aprendizado, vai ser uma nova fonte de renda dos produtores. E acredito que ele tem que se organizar melhor. Já está acontecendo de que se o produtor, isoladamente, estiver nesse sistema, a produção é insuficiente para atender todo mundo. Então eles têm que se organizar, fazer grupos de entrega, grupos de produtores e, de repente, ofertar um pouco mais de produtores, para estar fazendo uma entrega mais eficiente. Terceirizar ou dividir as tarefas, quem vai fazer a entrega […]. Mas está surgindo uma nova forma de mercado para essa categoria de produtor”, afirma o engenheiro agrônomo.
Os agricultores e feirantes anunciam os produtos em redes sociais, estipulam um valor mínimo para as compras e eles próprios fazem as entregas. De acordo com a distância cobram taxa.