Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Pesquisa contratada pela Faciap ouviu 516 comerciantes nos dias 15, 16 e 17 de agosto em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina.
As vendas relacionadas ao Dia dos Pais, comemorado no último domingo, dia 14 de agosto, apresentaram crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta a pesquisa contratada pela Faciap, que está sendo divulgada nesta sexta-feira, 19 de agosto de 2022.
O levantamento foi realizado nesta semana – nos dias 15, 16 e 17 – de agosto pelo Instituto Datacenso, que ouviu 516 comerciantes nas cidades Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina.
Segundo os entrevistados, o movimento no comércio vem aumentando gradualmente e consequentemente as vendas vem melhorando. Curitiba e Ponta Grossa superaram a expectativa de vendas já Guarapuava apresentou o menor crescimento em relação a 2021.
Cenário
Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, o cenário macroeconômico está mais favorável para o consumo em relação ao ano passado “por conta da melhora na pandemia, além do recuo da inflação e queda da taxa de desemprego. Porém, ainda estamos em um período de retomada econômica e incertezas políticas, que deixam o consumidor e o comerciante apreensivos, mas esperançosos”.
Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, que também é empresário do ramo de eletrodoméstico e telefonia, o resultado positivo em relação a 2021 reflete um crescimento no clima de confiança do consumidor e a expectativa de melhora da economia.