Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, no dia 23 de outubro, um webinar, para os profissionais de países de língua portuguesa, sobre a consulta pública do International Accounting Standards Board (Iasb) que visa à atualização da norma IFRS para Pequenas e Médias Empresas – IFRS for SMEs Standard. A apresentação do tema foi realizada pelo contador brasileiro e membro do Board do Iasb, Tadeu Cendón.
Cendón explicou, entre outros pontos, o pedido de informações do Iasb sobre a estrutura da norma, para decidir se, como e quando alinhar a IFRS para PMEs com as normas IFRS (full). O Iasb quer saber até que nível o normativo para PMEs deve estar alinhado com a norma completa, seguindo os princípios de relevância, simplificação e representação fiel.
Em âmbito nacional, a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC TG) 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, que está relacionada à IFRS para PMEs, é aplicável à maioria das empresas no país. O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, foi o moderador do evento que também contou a participação da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp). A Ucalp é uma associação sem fins lucrativos, formalizada em setembro de 2019, que congrega as entidades reguladoras da profissão contábil e de auditoria dos países ou regiões de língua portuguesa
Clique aqui e reveja o webinar